Em 2001 a cidade de Ordos, na China, começou a ser construída, na época, o objetivo era abrigar milhões de habitantes, porém, atualmente o que reina no lugar é um imenso vazio. Isso porque apenas 2% dos edifícios no local foram preenchidos, já o restante foi abandonado, dando a Ordos o título de Cidade Fantasma da China.
O fotógrafo Raphael Olivier esteve na cidade e compartilhou a sua impressão. “Toda a cidade se sente como uma estação espacial pós-apocalíptica saindo de um filme de ficção científica”, disse. Ele ainda registou imagens do local, disponíveis também no site do artista. A Fatos Desconhecidos separou algumas fotos da fracassada cidade do futuro chinesa. Confira.
#1
No final dos anos 90 e início dos anos 2000, empresas de mineração privadas obtiveram os direitos de cavar nos depósitos de Ordos. Na época, o fluxo de novos negócios gerou muita receita tributária.
#2
Sendo assim, o governo chinês decidiu construir uma cidade do zero. E em 2005 centenas de milhões de dólares começaram a ser destinados para imóveis e infra-estrutura da cidade.
#3
Porém, em 2010, a abundância de habitação em um mercado inexistente levou a uma bolha imobiliária. E famílias começaram a se mudar de Ordos.
#4
Na época, um grande prédio chamado Ordos New Town surgiu a poucos quilômetros da cidade.
#5
Porém, no final apenas os funcionários do governo e as pessoas que trabalharam na construção da cidade se mudaram para Ordos.
#6
Atualmente, apenas um terço da cidade está habitada. Estima-se que 80% a 90% dos prédios no local estão vazios.
#7
Sendo assim, Ordos acabou se tornando uma cidade futurística e fantasma.
#8
Uma estátua de cavalos está abrigada no centro da cidade. Os animais se tornaram o símbolo de Ordos, e representam uma cultura nômade.
#9
Mas a arquitetura da cidade chamou atenção de turistas e jornalistas que constantemente visitam o local.
#10
O museu de arte da cidade de Ordos, por exemplo, foi uma das construções que mais chamou a atenção de especialistas da área.
#11
O estádio da cidade foi construído para abrigar 35 mil pessoas, mas nunca foi usado.
#12
Essa vila foi projetada por 100 arquitetos e tem 1.000 metros quadrados.
#13
Algumas estruturas ficaram em ruínas logo após a construção. Alguns edifícios parecem inacabados.
#14
Há alguns anos, o governo chegou a recrutar algumas pessoas para morar na cidade de Ordos. Agricultores chegaram a ser subordinados e como recompensa eles ganhariam apartamentos.
#15
Secretarias do governo foram transferidas para Ordos com o objetivo de fazer com que os funcionários públicos se mudassem para a cidade.
#16
Algumas escolas também foram transferidas para a cidade. Edifícios e apartamentos se transformaram em dormitórios para os estudantes.
#17
Atualmente, estima-se que 100 mil pessoas habitam a cidade, porém, os números são incertos, já que o governo esconde dados para cobrir o desastre urbanístico.
#18
Mas mesmo com esse possível número de habitantes, Ordos não está perto de cumprir a sua capacidade.
#19
Algumas pessoas afirmam que o desastre na cidade aconteceu por falta de planejamento do governo.
#20
E especialistas afirmam que essa falta de planejamento pode ser uma ameaça para a economia chinesa.
O que você achou dessa cidade? Compartilhe conosco a sua opinião.