• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

20 países mais poderosos de 2019

POR Bruno Destéfano    EM Mundo Afora      26/04/19 às 15h56

Os países mais poderosos do mundo também são os que consistentemente dominam as manchetes, preocupam os formuladores de políticas e moldam os padrões econômicos globais. Suas políticas externas e orçamentos militares são rastreados religiosamente. Quando eles fazem uma promessa, pelo menos alguns na comunidade internacional confiam que irão mantê-la. Os EUA mantiveram seu lugar como o país mais poderoso do mundo em 2019, segundo o ranking anual, seguido de perto por alguns de seus aliados e tradicionais adversários. A classificação baseia-se em uma pesquisa com 20.000 participantes de quatro regiões do mundo, bem como suas opiniões sobre 80 países. Confira os 20 países mais poderosos de 2019.

Não houve mudança este ano nos nove principais países vistos como os mais poderosos. Os Estados Unidos, que é considerado o país mais poderoso, têm a maior economia do mundo e o maior orçamento militar. Os órgãos governamentais do país gastam mais de US$ 610 bilhões em equipamento militar e de ordem pessoal em 2017.

Rússia e China, os próximos dois países considerados os mais poderosos, estão entre os quatro maiores esbanjadores militares do mundo. Os países considerados menos poderosos tendem a ser "menores", com economias de médio a pequeno porte. A Estônia, um pequeno país no norte da Europa e uma antiga parte da União Soviética, é vista como a nação menos poderosa.

Os vizinhos bálticos - Letônia, Lituânia, Eslovênia e Eslováquia completam os cinco últimos.

20- Cingapura

Cingapura é uma das nações mais ricas do mundo, com alto nível de emprego. Atualmente enfrenta preocupações com o aumento do custo de vida. Entretanto, o US News disse que, "a Cingapura registrou um crescimento impressionante nos últimos anos ".

19- Iraque

O Iraque não foi classificado nos 80 países mais poderosos do mundo em 2018. Contudo, foi classificado como o 19º em 2019. O Banco Mundial observa que a economia do país é instável, mesmo sendo uma das maiores reservas de petróleo bruto do mundo. É um dos países mais poderosos de 2019.

18- Itália

A economia da Itália é uma das maiores da zona do euro, embora tenha entrado em recessão no final de 2018. A Itália tem uma grande influência cultural, desde seus famosos artistas até suas casas de moda.

17- Índia

A Índia é a maior democracia do mundo e desempenha um papel importante na indústria global de tecnologia. O país também tem enorme influência cultural.

16- Turquia

A Turquia liga a Europa e o Oriente Médio, o que significa que enfrentou conflitos regionais. Também enfrentou desafios internos como um golpe militar fracassado em 2016. Foi classificado na posição 14º em 2018.

15- Austrália

A Austrália é uma nação rica com alta qualidade de vida e é membro de muitas organizações internacionais. O país subiu uma posição em relação a 2018. Foi então classificado em 16º lugar.

14- Suíça

A Suíça subiu três lugares em relação a 2018, quando ficou em 17º lugar. A Suíça é um dos países mais ricos do mundo e tem um dos maiores PIBs. Algumas das maiores organizações internacionais do mundo, como as Nações Unidas, têm sua sede internacional em Genebra. É um dos países mais poderosos de 2019.

13- Irã

De acordo com o US News, o Irã "tem sido de grande interesse para as potências globais por causa de sua localização estratégica no Oriente Médio". Além disso, "sua oferta abundante de petróleo e outros recursos naturais" fomentam o crescente desenvolvimento.

12- Canadá

O Canadá é o segundo maior país do mundo e possui a quinta maior reserva de petróleo do mundo.

11- Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos caíram uma posição no ranking em comparação ao ano passado. É um dos países mais liberais da região e evitou uma série de problemas que muitos de seus vizinhos enfrentaram durante a Primavera Árabe em 2011.

10- Coreia do Sul

A Coréia do Sul entrou nos 10 países mais poderosos do mundo, tendo sido listada como 11º em 2018. É o sétimo maior exportador mundial e a 11ª maior economia do mundo.

9- Arábia Saudita

A Arábia Saudita é um país grande, rico e influente. A casa de Meca, para a qual milhões de muçulmanos viajam todos os anos, é uma referência econômica. O país tem vastas reservas de petróleo que exporta para todo o mundo.

8- Israel

Israel tem uma economia forte, mas suas fronteiras são seriamente disputadas e enfrenta conflitos contínuos com a Palestina. É um dos países mais poderosos de 2019.

7- Japão

O Japão é "uma das nações mais letradas e tecnicamente avançadas do mundo", observa o US News. Tem a terceira maior economia do mundo.

6- França

A economia francesa é uma das maiores do mundo, embora a US News tenha notado que enfrenta desafios internos. Seu alcance "se estende ao redor do mundo através da ciência, política, economia e talvez acima de tudo, cultura", disse o US News.

5- Reino Unido

O US News observa que o Reino Unido "exerce considerável influência econômica, política, científica e cultural internacional" sobre o mundo. Mesmo apesar de "novas questões e ansiedades sobre o papel do país no cenário global" depois de ter votado a favor da saída da UE.

4- Alemanha

A Alemanha tem a maior população de todos os países da UE e possui uma força de trabalho altamente qualificada. Mesmo com a renúncia da chanceler Angela Merkel, os germânicos continuam desempenhando um papel de liderança na UE e em outras organizações internacionais. Definitivamente é um dos países mais poderosos de 2019.

3- China

A China tem a maior população do mundo e a segunda maior economia do mundo. Mas, como observa o Banco Mundial, milhões ainda vivem abaixo da linha de pobreza do país.

2- Rússia

A Rússia é o maior país do mundo em termos continentais e compartilha fronteira com mais de uma dúzia de países. A influência duradoura da União Soviética, o impulso econômico que vem de suas reservas de petróleo e carvão e sua ênfase nas forças armadas poderiam explicar o poder do país.

1- Estados Unidos

US News descreve os EUA como "a potência econômica e militar mais dominante do mundo". Contudo, a plataforma também observa que as decisões políticas do presidente Donald Trump levantaram questões a nível global. Está em primeiro lugar entre os países mais poderosos de 2019.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+