• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

210 línguas além do português são faladas no Brasil: você sabe quais são?

POR Lucas Curado    EM Entretenimento      13/12/17 às 13h31

Apesar de achar que lá fora o Brasil visto pelos estrangeiros é sinônimo de futebol, nádegas e samba, uma outra característica muito marcante do país é sua diversidade. O Brasil é considerado um dos países com maior diversidade étnica no mundo. Não é a toa que brasileiros não tem uma "cara", mas caras. Isso se reflete também nas línguas que são faladas no país. Por mais que estejamos presos a ideia de que no Brasil só se fala português, nós estamos no rank dos países com a maior variedades de línguas faladas. Esse fenômeno se dá por todo o contexto histórico brasileiro e pelas diversas comunidades indígenas e de imigrantes no país. Não é a toa que no hino está dito que somos uma pátria mãe gentil. O Brasil é um país bem acolhedor.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você uma matéria sobre as várias caras que nosso país possuí. Hoje o país leva consigo 210 línguas faladas além do português... Quantas delas você conhece? Sem mais delongas, vamos a matéria.

Oitavo do mundo

Segundo a Empresa Brasil de Comunicações (EBC), o Brasil possui 210 línguas faladas, além do português. Essa imensa variedade de línguas nos coloca em oitavo lugar no rank de países com maiores diversidades de línguas. Não é atoa que nós somos considerados um país extremamente diverso.

Um porcentagem relevante dessas 210 línguas são de origem indígena. Se somarmos essas comunidades, obtemos 180 idiomas diferentes. Isso é uma soma incrível, porém, ainda pequena perto do que o Brasil era na época de seu descobrimento. Naquela época, o Brasil tinha 1.078 línguas diferentes! Infelizmente, muitas dessas línguas foram perdidas no tempo. Afinal, naquela época eram cinco milhões de indígenas. Hoje esse número foi reduzido para 734 mil.

Línguas estrangeiras

Como já sabemos, ao longo da história nosso país recebeu pessoas de diversas nacionalidades. Por exemplo, o Brasil possui a maior comunidade japonesa fora do Japão do mundo. Existem outras grandes comunidades aqui também como a russa, italiana e alemã.

Desde séculos atrás o Brasil já recebe muitas pessoas de outros países. Um exemplo disso era a população de holandeses e espanhóis morando em nossas terras no século 19. Consequentemente, não é atoa que somos o oitavo país do mundo com maior diversidade linguística. Um exemplo dessa mistura étnica é o Hunsruckisch, uma língua que é uma mistura de português e alemão.

Línguas do Brasil

Infelizmente, se pegarmos por estatística, a cada duas semanas uma língua morre no mundo. Hoje o número de línguas no mundo gira em torno de seis mil, mas acredita-se que nos próximos 100 anos, 90% não serão mais faladas. Um exemplo histórico que colaborou para o esquecimento de várias línguas no Brasil foi quando Marquês de Pombal proibiu que fosse falado uma língua que não fosse a portuguesa.

Você acha que isso já tem muito tempo? Durante o governo de Getúlio Vargas, línguas como alemão (Hunsruckisch), Pomerano e Italiano (Talin) foram proibidas. A ditadura militar brasileira também colaborou com a redução de línguas nativas brasileiras. Eles proibiram rádios de transmitirem seus programas em línguas indígenas e criou programas para alfabetizar índios com o português. Somente com a constituição de 88 que idiomas indígenas tiveram seus direitos linguísticos reconhecidos.

Muitas palavras corriqueiras possuem origens que nós nem desconfiamos. Por exemplo, a palavra "bagunça" tem origem na palavra africana Bulungunza. A palavra "cochilar" vem da mesma língua e tem sua origem em Kushila. Outro exemplo é o termo "cutucar", que vem da palavra tupinambá Kutúk. Uma grande qualidade de nossos país é essa mistura étnica e cultural que possuímos. Trabalhando seus lados positivos, podemos ajudar o Brasil a crescer. Para isso é necessário preservamos essa diversidade. Quantas dessas 210 línguas você sabe falar? Ou melhor, quantas delas você sabia que existia?

E aí, o que você achou da matéria? Deixe sua opinião e até a próxima.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+