4 cometas que ainda serão vistos em 2014

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      18/09/14 às 00h32

Esse não é um bom ano para observar cometas a olho nu, mas a verdade é que esses corpos celestes insistem em nos visitar. Para ter uma ideia da frequência dessa acontecimento em 2014, daqui até o final do ano 4 cometas estarão se mostrando em nossos céus.  (clique aqui para ver alguns outros fenômenos astronômicos que aconteceram ou que ainda vão acontecer até dezembro).

Assim, para não perder a oportunidade de ver esses fenômenos, o melhor que você tem a fazer é conferir a lista abaixo, anotar as datas em que estarão mais visíveis e investir em um binóculo (mínimo 7x50) ou em aplicativos que facilitem esse processo de observação, como SkEye ou o Star Chart (aqui, a versão grátis desse último, para iOS).

Descubra agora, quais serão os corpos celestes que vão passar por nós e onde poderão ser mirados com maior clareza:

1. C/2012 K1 Pan-STARRS - até dezembro

7

O Pan-STARRS voltou a ser visível no hemisfério sul agora no início de setembro, mas suas chances de visualização só tendem a melhorar até o final do ano. O dia em que passará mais perto da Terra será 31 de outubro, quando vai estar na região da constelação do Pintor.

6

2. C/2013 A1 Siding Spring - até dezembro

5

Este cometa já está brilhante entrando em sua fase mais brilhante, na constelação do Pavão; agora, a partir da segunda metade de setembro. Mas a situação mais interessante com o Siding Spring vai ocorrer em 19 de outubro: ele vai passar "raspando" em Marte, a cerca de 127 mil quilômetros.

Para se ter uma ideia de como isso é perto, no ano passado os astrônomos chegaram a prever que o astro iria colidir com o planeta e causar muitos estragos. Esse ano, no entanto, sabemos que isso não vai acontecer, embora não deixe de dar um frio "daqueles" na barriga.

8

 

- Abaixo, confira outros dois que já estiveram em seus período mais luminoso, mas que ainda vão poder ser vistos esse ano:

3. C/2014 E2 Jacques - até outubro

3

Esse é o primeiro cometa a a ser batizado com o nome de um astrônomo brasileiro. A homenagem a Cristóvão Jacques veio depois que o estudioso o identificou, no final do ano passado, no observatório mineiro SONEAR.

Segundo quem entende do assunto, uma boa oportunidade de observação foi no dia 14 deste mês, quando o astro passou ao lado da estrela Albireo (constelação Cygnus, ou Cisne). O limite para a observação co cometa Jacques será o dia 1º de outubro, quando sua localização está próxima à Águia.

2

4. C/2013 V5 Oukaimeden - até outubro

1

Esse, para os especialistas, é a melhor aposta para quem quiser ver um cometa ainda este ano. Para os curiosos de plantão, o período em que o Oukaimeden esteve mais brilhante e próximo à Terra foi no dia 16 de setembro. Já bem perto da linha do horizonte, o corpo celeste vai estar ao lado da estrela Alfa da constelação de Antlia, ou Máquina Pneumática.

4

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+