8 franquias que morreram cedo demais (ou que já passaram da hora de morrer)

POR Gabriela Tyemi    EM Fatos Nerd      06/03/18 às 17h42

Os estúdios cinematográficos sempre ficam de olho em novas franquias. Afinal, Harry Potter, Senhor dos Anéis e os filmes de super-heróis da Marvel e DC estão aí para provar que essas séries de filmes podem ser bem lucrativas. Entretanto, a tentativa de descobrir como criar uma nova franquia não é tão simples assim. Primeiro, os estúdios precisam convencer o público com uma divulgação promocional convincente e a escolha de um elenco excelente. Depois, o filme precisa passar pelo gosto dos críticos especializados e dos espectadores. Nada fácil, não?

Pelo benefício da dúvida, alguns estúdios preferem desistir de franquias excelentes que não foram muito bem na primeira tentativa. Por outro lado, filmes como Piratas do Caribe e Jogos Mortais estão durando uma eternidade. Pensando nisso, separamos 4 franquias que morreram cedo demais e 4 que deveriam morrer. Confira:

Morreram cedo demais:

1 - Van Helsing

Depois de um excelente trabalho do diretor Stephen Sommers com A Múmia (1999), ele foi escalado novamente pela Universal para dirigir o filme Van Helsing. A história tinha Hugh Jackman com o papel principal de um guerreiro misterioso e Kate Beckinsale como sua parceira de luta. Contudo, foram colocados muitos elementos no filme que o deixaram sobrecarregado. Isso gerou crítica negativa e fez a Universal cancelar a nova franquia. Sommers ficou desapontado, pois já tinha feito planos sobre as sequências. Poxa, bem que poderiam ter dado uma segunda chance!

2 - John Carter

Uma franquia como John Carter tem tudo para dar certo... mas não deu. Em 2012, a Disney começou a produzir o filme com Andrew Stanton na direção. Com pausas e recomeços, o filme acabou tendo um orçamento de cerca de US$ 300 milhões. Como se não bastasse, a empresa selou a produção com uma péssima campanha promocional, que acabou fazendo do filme uma cópia de outros filmes de ficção científica. Apesar disso, John Carter foi um bom filme e chegou a receber críticas positivas. Imagina se a Disney tivesse investido melhor na franquia?

3 - O Fantasma

Com base no personagem dos quadrinhos, O Fantasma (1996) foi esquecido, infelizmente. O filme teve um ótimo lançamento e boas críticas e havia planos para mais sequências trazendo a saga para a Segunda Guerra Mundial. O grande erro da Paramount, no entanto, foi ter lançado o longa na mesma semana que muitos filmes esperados, conseguindo uma bilheteria fracassada. Bem que poderia ter um remake!

4 - Capitão Sky e o Mundo de Amanhã

Filmado praticamente todo em tela verde, Capitão Sky e o Mundo de Amanhã tinha uma produção muito avançada dado o ano em que foi feito (2004). Por isso, o estilo do filme foi muito elogiado pelos críticos e o diretor Kerry Conran esperava por várias outras sequências. Infelizmente, apenar das críticas altas, o filme não conseguiu encontrar uma audiência boa o bastante. Mas fala sério, a inconvencionalidade de Capitão Sky e o Mundo de Amanhã seria muito bem-vinda nos dias de hoje.

Deveriam morrer:

5 - Jogos Mortais

Quem pensava que Jogos Mortais não voltaria estava enganado. A série de filmes do gênero conhecido como "horror da tortura" gera mais risadas do que medo. Com a ideia de um novo assassino, o último filme lançado nos cinemas foi Jogos Mortais: Jigsaw em 2017.

6 - O Exterminador do Futuro

Se, hoje, Arnold Schwarzenegger é um dos atores mais conhecidos de Hollywood, é graças a franquia de O Exterminador do Futuro que se iniciou com o diretor James Cameron. Mas, com o passar do tempo, as histórias dos filmes começaram a perder o controle com uma mistura dos elementos do filme original com uma nova linha do tempo. A bagunça acabou deixando os últimos enredos confusos.

7 - Anjos da Noite

O primeiro capítulo da franquia Anjos da Noite (2003) foi um excelente filme de ação e Kate Beckinsale estava perfeita como a protagonista. A sequência teve dificuldade de continuar com o sucesso, mas mesmo assim foi excelente. Entretanto, a franquia se perdeu em Anjos da Noite: A Rebelião (2009), que tinha a história no passado e apresentava uma mitologia bem confusa. Isso prejudicou o filme, assim como a falta de Beckinsale. Apesar de O Despertar (2012) trazer o retorno da atriz, já era tarde demais.

8 - Piratas do Caribe

A ideia de um filme pirata baseado em um parque temático da Disney parecia um fracasso em 2003. Contudo, o primeiro filme de Piratas do Caribe conseguiu surpreender, transformando-se em uma franquia de muito sucesso com Johnny Depp fazendo uma excelente interpretação do pirata Jack Sparrow. Conforme as sequências foram acontecendo, a franquia foi perdendo cada vez mais força. Piorou com Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas que não tinha grande parte do elenco, exceto Depp e Geoffrey Rick. Em 2017A Vingança de Salazar teve uma bilheteria bem menor do que esperado.

Qual das franquias acima você acha que deveria ter continuado e quais você acha que já deveriam ter acabado? Deixe nos comentários e compartilhe a matéria.

Via   The Richest  
Gabriela Tyemi
Não tenho coisas preferidas.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+