Na era medieval, a corrida armamentista movia os governos. O desenvolvimento de armas melhores originaram melhores armaduras, que procavam armas ainda melhores e assim sucessivamente.

A tecnologia militar medieval moveu as maiores potências da época. Com força de ataque e de defesa, os governos conseguiram se estabelecer e dominar grupos menores.

Atualmente, a violência utilizada no passado não seria bem vista publicamente, pelo contexto social e pela evolução das leias. Mas e se a gente pudesse reutilizar armas antigas no nosso dia-a-dia?

Catapulta

Replica-catapulta-a-tamaño-real-en-el-castillo-de-Les-Baux-de-Provence-Urandir-segunda-expedición-del-proyecto-portal-Francia-

Com tanta gente preocupada com a segurança dentro de condomínios fechados e casas cercadas com os mais altos muros, às vezes não vale a pena nem abrir aquela frestinha do portão. Pra afastar as ameaças sem precisar sair de casa, não seria ruim ter aquela catapulta no quintal pra atirar umas pedrinhas nos incômodos da rua.

Escudos

254

Já dizia o ditado: o melhor ataque é a defesa. Sendo assim, que arma melhor para se ter em meio a tanta loucura e violência nas ruas do que um escudo? Com um desses você pode estar sempre protegido de algum ataque, ainda mais em tempo de tantos protestos lotando as ruas por todo lado.

Espadas

most-famous-medieval-swords-650x447

Hoje em dia, é normal a gente se deparar com brigas e debates em rodas de amigo, grupos de Whatsapp ou posts de Facebook. É tanta discussão por todos os lados, que não seria uma má ideia resolver os embates numa briga de espadas públicas como nos tempos mais antigos.

Arco e flecha

bamboo-bow-medium_1__12566_zoom

Muita gente acha que frente a armas modernas, algo tão antigo como arco e flecha não tem impacto nenhum. Mas um desses construído da maneira correta tem alcance e precisão surpreendentes. Se você duvida do poder de um arqueiro, é só dar uma olhadinha nos filmes dos Vingadores e ver o que essa arma pode fazer.

Dardo

20140712_172228

Pra resolver os problemas a distância, um dardo medieval gigante seria ideal hoje em dia. Apesar de ser uma arma, não faria mal usar o dardo como um espeto pra buscar aquela roupa ou aquele lanche que está a distância. Um dia uma arma, o dardo pode ajudar os preguiçosos modernos.

O contraste da tecnologia das armas antigas com a vida moderna pode provocar curiosas utilidades para os itens que um dia serviram para guerrear. Enquanto a gente conseguir reaproveitar as ideias do passado e se reinventar, a tecnologia não vai nos deixar na mão.

Publicado em: 05/05/16 15h42