5 coisas que a cor dos seus olhos dizem sobre você

POR Lucas Franco    EM Ciência e Tecnologia      15/10/15 às 17h18

Nossos olhos podem ensinar muito sobre nós mesmos: o que sentimos ou pensamos, se falamos ou não a verdade, o quanto estamos apaixonados por alguém... Tudo isto é perceptível, e pode ser facilmente observado desde que se saiba como. A verdade é que cada pessoa reage de uma forma diferente, e só o fato de conhecermos bem alguém já mostra o quão bem conseguimos interpretá-la apenas pelos olhos.

Isto tudo é muito relativo, no entanto. Existem outros aspectos mais científicos que podem ser observados, relacionados a alguns atributos do corpo humano. Isto mesmo; pesquisas recentes mostram uma ligação entre a cor dos nossos olhos e alguns aspectos de nosso corpo, como doenças, a forma como lidamos com dor e até mesmo nosso nível de confiabilidade.

5 - Algumas doenças

1

Pessoas de olho azul tendem a sofrer menos com vitiligo, condição em que os pigmentos de cor marrom da pele desaparecem em certas partes do corpo, deixando marcas brancas no corpo. A situação em que alguém apresenta um olho de uma cor, e o outro de outra, também pode caracterizar algumas doenças como síndrome de Horner ou Glaucoma. Pessoas com diabetes em estado avançado podem ficar com os olhos mais escuros com o tempo.

4 - Sua personalidade

2

Em uma pesquisa realizada na Austrália, 366 participantes foram testados e levaram os cientistas a concluir que pessoas com olhos claros tendem a ser muito mais competitivas, menos simpáticas e generosas que pessoas com olhos escuros. Claro, o resultado pode soar como um exagero, e exige mais pesquisas para se chegar a uma conclusão. Segundo os pesquisadores, isto tem a ver com nossas raízes evolutivas: há milhares de anos atrás, nossos ancestrais acreditavam que as pessoas com olhos azuis eram mais atraentes e, portanto, ideais para o acasalamento; motivo pelo qual são mais competitivas hoje.

3 - A maneira como você lida com a dor

3

Alguns cientistas afirmam que a cor dos olhos também pode sugerir o limiar de dor do corpo de uma pessoa. Um estudo recente mostrou que, de 58 mulheres, aquelas com olhos claros tendem a sentir menos dor durante o parto que as outras. De acordo com o estudo, elas não só experimentaram menos dor física, como também se sentiram menos ansiosas. Alguns estudos mais antigos também relacionam a cor dos olhos com a quantidade de álcool que o corpo aguenta; segundo eles, pessoas com olhos claros conseguem beber quantidades maiores que as de olhos escuros.

2 - Sua genética

4

Em 2008, um estudo publicado na revista Human Genetics revelou que todas as pessoas com olhos azuis do mundo compartilham um único vinculo genético, oriundo de um homem que viveu há cerca de 10.000 anos atrás. Segundo os especialistas, uma mutação ocorrida em um de seus genes teria alterado a produção da melanina na íris, fato que se repetiu entre seus descendentes. Ou seja, até aquele momento, todos os seres humanos tinham olhos castanhos. Isto significa que, se você tem olhos azuis, você compartilha o mesmo ancestral que todas as pessoas com olhos azuis ao seu redor.

1 - O quanto você pode confiar em alguém

makeup

Pesquisadores da Universidade Charles, na República Tcheca, pediram que 238 estudantes olhassem fotografias faciais de 40 mulheres e 40 homens e os classificassem como mais ou menos confiáveis. A cor dos olhos teve um efeito significativo: as pessoas de olhos castanhos foram classificadas como mais confiáveis do que as de olhos azuis ou verdes. Mas o formato do rosto também demonstrou efeito significativo sobre a percepção de confiabilidade.

Para determinar qual fator foi mais influenciável, os pesquisadores recoloriram os olhos nas mesmas fotos e repetiram o teste. Como neste caso a cor dos olhos não teve efeito sobre a confiabilidade percebida, os pesquisadores concluíram que, ainda que os rostos de olhos castanhos sejam percebidos como mais confiáveis do que os de olhos claros, não é a cor em si que causa a percepção de confiabilidade, mas sim as características faciais associadas com olhos castanhos.

Fonte: Interesting Things

Lucas Franco
O cara que gosta do Batman! @heymac14

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+