Ciência e TecnologiaHistória

5 coisas super importantes que itens antiquados ainda podem fazer por nós

0

Com toda a tecnologia moderna que está disponível para nós, é fácil esquecer que dispositivos mais antigos ainda continuam sendo utilizados em diversas localidades do planeta. Muitas tecnologias se tornam obsoletas em questão de poucos anos.

Novas peças de hardware, como smartphones, combinam as características de muitos dispositivos diferentes em um único dispositivo, tornando a tecnologia antiga menos desejável. Mas, mesmo com os mais recentes avanços, ainda existem algumas tecnologias antigas que são rotineiramente usados ​​por governos e pessoas.

Alguns usuários e órgãos governamentais simplesmente não vêem a necessidade de avançar tecnologicamente com os tempos, mas outras tecnologias ainda estão em uso por razões mais elaboradas e complexas.

Disquetes

1

A NASA é a única agência do governo dos EUA que envia pessoas para a lua e instala um robô que tirar selfie em Marte, por isso, não é nenhuma surpresa que ele seja considerada “vanguardista” na inovação tecnológica. Por favor, note as aspas sarcásticas.

Para começar, antes do programa de ônibus espaciais ser aposentado em 2011, a NASA ainda testava a segurança de seus foguetes com disquetes Intel 8086 – os mesmos disquetes usados ​​no PC da IBM em 1981, quando a palavra “laptop” significava apenas virilha em inglês.

Mainframe da década de 80

2

Para quem não está familiarizado com o termo, um mainframe é, basicamente, um grande computador formado de pequenos computadores. Esse conjunto tem como objetivo processar grandes volumes de dados. Para manter o presidente dos EUA seguro, o serviço secreto devia estar equipado com tudo de melhor no quesito tecnologia, certo? Errado.

A agência ainda utiliza tecnologias de 1987.  De acordo com o senador Joe Lieberman, em 2010, o Serviço Secreto ainda usava um mainframe da década de 80, muito parecido com o que Matthew Broderick invadiu em ‘Jogos de Guerra’. O caso é tão grave é que o sistema funciona apenas 60 por cento do tempo.

MS-DOS

3

O hospital dos Veteranos Americanos é onde os heróis de guerra americanos recebem tratamento médico após deixarem a guerra em diversos locais do globo. Durante o ano passado houve uma controvérsia envolvendo o hospital e que surpreendeu a mídia americana: o estabelecimento médico ainda usa o jurássico MS-DOS como sistema operacional de seus computadores.

Fita VHS

4

O escritório de direitos autorais dos EUA obriga que estúdios de TV enviem cópias físicas de seus programas. E o pior: geralmente isso é feito em VHS. O envio de programas de TV para o Escritório de Direitos Autorais tem como objetivo a preservação desses programas que são enviados para a Biblioteca do Congresso.

COBOL

5

O Pentágono usa um sistema de folha de pagamento dos anos 60. O órgão responsável pela folha de pagamento dos soldados do Pentágono, usa um sistema de computador arcaico escrito principalmente nos anos 60, em uma linguagem chamada COBOL, que é o equivalente a hieróglifos egípcios, em termos de programação.

O sistema é tão inepto que os funcionários constantemente tem que anotar as informações de um computador, carregá-lo através do escritório, e digitá-lo em outro. As 7 milhões de linhas de código COBOL que compõem o sistema pré-histórico não tem nenhum manual de referência e a disponibilidade de programadores qualificados é cada vez menor.

Qual é mais letal, uma flecha ou uma bala? Nesse vídeo você poderá redefinir seus conceitos

Artigo anterior

10 maiores mentiras que as pessoas dizem todo santo dia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido