5 doenças bizarras que a tecnologia está causando

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      04/08/15 às 18h16

Quanto tempo você consegue ficar sem o seu celular ou sem acesso à internet? O avanço da tecnologia e a popularização dos aparelhos criados a partir dela fizeram com a nossa maneira de agir, ver e retratar o mundo mudasse.

Com as redes sociais e os mais diversos aplicativos, se comunicar com as pessoas e ter acesso às informações nunca foi tão fácil. Com um simples clique você consegue descobrir em que horário o seu ônibus passa ou onde está a farmácia mais próxima, por exemplo.

O grande problema é que a tecnologia não trouxe apenas coisas boas. Isso porque algumas doenças super estranhas acabaram surgindo com o avanço dela.

Parece estranho, mas cada vez mais pessoas estão sendo afetadas e especialistas afirmam que a situação pode ficar cada vez pior. Veja quais são essas doenças e como elas se manifestam:

1. Tecnofobia

medo

A tecnofobia é uma doença ligada ao medo acima dos padrões sobre como a tecnologia pode influenciar a sua vida. Os indivíduos que sofrem dela podem ter medo de eletrônicos físicos, como portas de bancos, por exemplo.

Especialistas apontam que os primeiros casos da tecnofobia foram registrados logo na época da primeira revolução industrial, quando as pessoas passaram a ter medo dos avanços tecnológicos e como eles poderiam mudar as coisas, acabando com os empregos.

2. Nomofobia

smart

A nomofobia é a ansiedade que atinge algumas pessoas quando elas não estão perto de seus smartphones. Isso pode acontecer também pelo simples fato do aparelho não estar com a bateria carregada.

Quem é afetado por essa fobia, tem sempre a impressão de que não vai poder se comunicar e que vai precisar do celular a qualquer momento por causa de uma emergência.

3. Ciberfobia

pc

Quando uma pessoa trabalha por longos períodos em frente a equipamentos eletrônicos, ela pode desenvolver esse tipo de fobia quando é forçada a usar um computador, por exemplo.

Ou seja, quem sofre dessa fobia pode, simplesmente, passar a ter crises de ansiedade ou paranoias diversas, que também pode se manifestar por meio de coisas físicas.

4. Telefonefobia

medo

A telefonefobia é uma condição que causa ansiedade, angústia e até medo de ter que atender ou realizar chamadas telefônicas.

Algumas pessoas que possuem essa fobia sofrem com ataques de pânico e hiperventilação quando são obrigadas a usar o telefone.

5. Selfiefobia

fob

Dentro todas as fobias que falamos, essa é um tipo novo, que ainda não está catalogado cientificamente, mas que já está sendo debatido por estudiosos.

Esse transtorno é o medo ou angústia de tirar ou mesmo ver fotos do tipo "selfie" devido ao grande volume desses registros que existem na internet hoje em dia.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+