5 fatos reais sobre o voodoo que ninguém comenta

POR Eduardo Coelho    EM Curiosidades      27/07/15 às 19h25

Incrivelmente essa matéria aqui não é nada sobre cagaço. E você vai nos entender conforme for lendo a pauta, querido leitor.

Ao ler o nome de alguma religião afro, a reação automática é: "Hmmmm credo! Coisa do demônio, satã, magia negra, macumba, ARGH!" e coisas do tipo.

Mas isso não é necessariamente ignorância, ou falta de cultura da população e coisas do tipo. Afinal, não somos culpados de Hollywood e sua poderosa indústria cinematográfica ter difundido tantos conceitos errôneos ao longo dos anos à respeito de alguns costumes místicos ou étnicos. Isso é algo automático, ainda mais se somarmos o fator da América inteira ser predominantemente cristã, ou seja, praticamente abominar outros tipos de culturas dissonantes à majoritária.

Um deles é a imagem impregnada à respeito do voo-doo ou vodu em nossa lembrança espontânea. De que é aquela religião nativa da America Central, popular por ter bonequinhos malignos, consagrados a entidades negativas, que tem a função de destruir o inimigo(a).

Vamos mostrar pra vocês 5 coisas que você de fato não sabia à respeito dessa religião super rica e tão popular na América Latina que vão te ajudar desmistificar algumas das concepções que você tinha sobre ela. Confira conosco:

1. Existem vários tipos de Vodu

images

 

Existem muitos, muitos mesmo, tipos de vodu ao redor do mundo. Seja cubano, norte-americano, haitiano, até mesmo brasileiro, conhecido como 'candomblé jeje', a diversidade dentre eles é gigantesca. Até porque as origens culturais que levaram elas a de fato existirem mesmo em localizações geográficas tão diferentes, influenciaram e muito nas suas concepções e ritos realizados.

2. O vodu é interligado em algumas características ao cristianismo

en-voodoo-altar2

 

Principalmente de acordo com o sincretismo religioso, os vodus haitianos e os da louisiana, são interligados à influências católicas. Suas deidades e divindades são intrinsecamente inspiradas nos santos tão difundidos no catolicismo.

3. O vodu ajuda a curar uma série de doenças

nanga1

 

Esqueça por alguns segundos todas as concepções sobre a religião em questão, provenientes de intermédio que tenham a ver com a grande indústria cinematográfica! Acredite, a maioria dos rituais de vodu são utilizados com o cunho curativo. Os praticantes tentam curar enfermidades, além de aliviar lesões e até mesmo evitá-las.

4. No Vodu não existe magia branca ou magia negra

Voodoo-Eyes-Red-Magic

Na verdade, a magia do vodu é considerada "a magia vermelha", pois nos casos onde há a incorporação de entidades de 'esquerda', os olhos da pessoa que deixa seu corpo servir como ponte de comunicação entre os planos real e material, ficam avermelhados.

5. O famoso 'boneco de vodu' pode ser usado para o bem

da399760ae9f16296f39e594f953e4a3

 

Os feitiços mais famosos e atribuídos ao vodu, são os que se relacionam ao bonequinho construído por vias manuais, que as pessoas, inclusive produções hollywoodianas colocam como um retalho de panos costurados no formato humano e que leva uma série de agulhas, afim de que a pessoa representada pelo bonequinho, ou sofra ou morra.

Tá que isso é de fato existente, entretanto os famosos 'bonequinhos' de vodu tem especificações de acordo com o seu interesse.

Portanto, se você quer fazer o bem à fulano de tal, é construído o bonequinho que represente o indivíduo em questão, e é coberto de aparatos que relacionem-se com a boa sorte, ou a prosperidade. É o caso da imagem acima.

 

Portanto parem de assistir American Horror Story - Coven...

200 (1)

e acharem que aquilo lá é a concepção real da religião...

 200 (2)  

tudo depende da SUA intenção...

200 (3)

bye!

200

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+