CuriosidadesHistória

5 hábitos higiênicos mais nojentos da Idade Média

0

Você é uma pessoa que se interessa pelos acontecimentos da Idade Média? Bom, são vários, não é mesmo? Mas, você já imaginou como era os hábitos de higiene naquela época?

Atualmente vivemos em um período em que a higiene é uma coisa crucial para a sociedade. Existem milhões de produtos á sua disposição, cada um com uma especialidade diferentes, entre eles estão: sabonetes, xampus com aroma selvagem, móveis, detergentes e roupas, existem até mesmo produtos para esclarecer as áreas íntimas. Se você voltar um pouco no tempo, os anos 70 por exemplo, estaríamos em apuros, porque muitos dos produtos que usamos no nosso dia a dia, ainda não existiam naquela época.

Bom, pensando nisso, nós do Ultra Curioso, listamos para nossos leitores alguns hábitos higiênicos mais nojentos da Idade Média:

1 – Sanitários

Os métodos usados para as pessoas fazerem suas necessidades em tempos medievais, pode ser muito insuportável para uma pessoa moderna. Os mais nobres possuíam latrinas colocadas nas paredes dos castelos, o vaso era praticamente um buraco, e os excrementos caiam foram e manchavam as paredes do castelo.

2 – Higiene dental

Para a indignação de muitas pessoas, na Idade Média, as pessoas eram muito preocupadas com seus dentes. Eles eram limpos com pedaços de pano e alecrim cinzas. Eles tinham todo esse cuidados pois se um dente tivesse que ser extraído era um processo muito doloroso, porque não existia qualquer tipo de anestésico.

3 – Banheiro

Tomar banho era algo extremamente raro naquela época. As pessoas poderiam passar de meses até anos sem realiza-lo. Existiam banheiros públicos, mas era muito caro para aquecer a água, muita das vezes famílias inteiras compartilhar a mesma água. Isso era feito por famílias nobres, os mais pobres faziam isso em rios.

4 – Roupas

Na maioria das vezes as roupas eram lavas com água sanitária feita com cinzes e urina. Além disso,  diversas pessoas naquele tempo não mudavam suas roupas por meses. Como essa prática era muito comum, a proliferação de piolhos e lêndeas era assustador.

5 – Início

Como vimos nos tópicos acima, a higiene não era a maior força de Idade Média. Nos tempos medievais, os pisos eram feitos de palha para mascarar odores, misturando em flores perfumadas como lavanda, pétalas de rosa, camomila e margaridas. Suas comas eram totalmente estranhas, pássaros defecavam encima delas. Para as camas de dossel é um pequeno telhado de tecido  que foi construído isolado a partir de alguns animais.

E ai, o que acharam da matéria? Comenta ai e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Como seria se Game of Thrones fosse no Brasil?

Matéria anterior

6 filmes e séries que você provavelmente não sabia que tem Leighton Meester como atriz

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos