Um vulcão nada mais é do que uma estrutura geológica, que surge a partir do escape de magma, gases e outras partículas quentes para a superfície. Contudo, também existe o vulcão submarino, que é uma estrutura geológica formada no fundo do mar ou de um lago e libera magma, gases e outros materiais para a água ao seu redor. Essas formações podem revelar uma surpresa. Como por exemplo, essa descoberta de ovos dourados pertos de um vulcão submarino na costa oeste do Canadá.
“Tudo isso é inacreditável. Isso desafia o que consideramos possível para a vida neste planeta”, disse Cherisse Du Preez, pesquisadora-chefe do departamento de Pescas e Oceanos do Canadá.
A descoberta desses ovos vivos foi feita em 2023, mas voltou a ter um destaque na mídia. De acordo com Du Preez, resultados mais detalhados do estudos deverão ser publicados em breve como parte de um relatório científico do governo canadense.
Esses ovos dourados são da raia-branca-do-Pacífico e foram descobertos em água que eram tidas anteriormente como frias demais para sustentar algum tipo de vida. De acordo com a National Geographic, esse animal é um “parente branco como osso e de olhos protuberantes dos tubarões, capaz de viver a quase três quilômetros de profundidade”.
Curiosidade animal
“Esses foram os primeiros mergulhos no vulcão. Ninguém sabia que aquele antigo vulcão submarino estava ativo, muito menos que emitia calor. E esse ponto geotermal aquecido estava coberto de ovos gigantes. Estimamos que a principal área de incubação abriga 2,6 milhões de ovos dourados, que podem levar até 10 anos para eclodir”, pontuou Du Preez.
Ainda conforme a pesquisadora, as raias escolhem colocar seus ovos em fontes hidrotermais para auxiliar na incubação. “O fundo do mar é frio, e o calor ajuda! Para gerar animais grandes e fortes, um pouco de calor é útil”, explicou ela.
Além disso, o fluido é rico em minerais e quente, o que aquece as águas a sua volta e cria condições ideais para que determinadas criaturas marinhas possam sobreviver nas profundezas.
“Pela primeira vez, filmamos a fêmea colocando os ovos. É algo de outro mundo, mas, ao mesmo tempo, mais de 90% do espaço habitável do nosso planeta está no fundo do mar”, concluiu Du Preez.
Fonte: IG
Imagens: Curiosidade animal