As 5 lições da ciência ensinadas por Breaking Bad

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      21/01/15 às 21h45

As piadinhas para a tradução para o português foram tamanhas, então para te lembrar vamos lá, vamos falar de "a química do mal".
Seriados são uma espécie de "telenovelas" sobre vários assuntos e temas do cotidiano, da ficção, do mundo animado etc. No Brasil, Breaking Bad chegou com tudo e a história do protagonista da série, Walter White (Bryan Cranston), se popularizou tanto que acabou virando febre entre a nação brasileira e por todo o mundo.
O enredo se passa pelo cotidiano de um humilde professor de química que trabalha em uma escola secundária no Novo México e vê a sua vida virar dos pés à cabeça após descobrir ser portador de um câncer terminal no pulmão.
Na tentativa de ajudar sua esposa grávida, Skyler, e Walt Junior, seu filho deficiente físico, ele tem que trabalhar em jornada dupla para conseguir dinheiro para sustentar a casa e por comida na mesa. A solução que ele encontra para aumentar rapidamente a quantidade de dinheiro que deixaria para sua família após morrer é usar seu conhecimento em química para fazer e vender metanfetamina, uma droga sintética.
Nessa tarefa perigosa e cheia de envolvimentos com a polícia, no decorrer dos episódios, ele conta com a ajuda de um ex-aluno e pequeno traficante, Jesse, e que juntos vão enfrentar vários desafios.
O sucesso dessa história foi tão estrondoso que tudo quanto é tipo de produto licenciado sobre ela foi comercializado. Mas também a série nos deixa ensinamentos curiosos. Confira agora quais foram:

1. Como produzir metanfetamina cristalizada

cff90e4280ea8821cf3a7d07ce055795

Muitos fãs afirmam que "é a droga carro chefe da série e que as pessoas mais sabem fazer por causa da série". No entanto, brincadeiras à parte, a série foca bastante em longos enquadramentos de cena que mostram os métodos de produção e preparo dessa droga. É inegável que a anfetamina rende um dos melhores momentos de Breaking Bead. É importante lembrar que o método P2P de fazer metanfetamina cristalizada é real sim, e, para alcançá-lo, é necessário um agente redutor.

2. Composição química de um corpo

???????????????????????????????????????????????????????????????

 

Aprendemos em forma de porcentagem sobre as "divisões fracionadas" corpo humano. É o episódio que fala sobre os compostos químicos do corpo humano. Em um flashback mostrado, no qual um professor White mais novo, barbudo e desenvolto lista os elementos presentes no corpo humano, que seriam: 63% Hidrogênio, 26% Oxigênio, 9% Carbono, 1,25% Nitrogênio, 0,25% Cálcio, 0,00004% Ferro, 0,04% Sódio e 0,19% Fósforo. E que somando não dá 100%, até que em seguida surge a pergunta "e a alma?".

 

3 - Os efeitos da ricina na saúde

breaking-bad-ricina

 

Aprendemos com o professor  White que a ricina é uma proteína presente nas sementes da mamona e que é considerada uma das mais potentes toxinas de origem vegetal mais conhecidas no meio da química. É um veneno potente e que se parece muito com o sal. O curioso é que não há nenhum antídoto conhecido para ela. Ao inalar ricina você desenvolve tosse sanguinolenta, seus pulmões se enchem de líquido e, eventualmente, perde-se a capacidade de respirar. A série nos dá tantas aulas sobre essa toxina que se brincar dá até pra escrever um livro sobre o assunto.

 

4 - O poder dos explosivos químicos

Breaking-Bad-4a-temporada_Walt-vendo-explosao

 

Explosões e bombas também são fatores presentes nessa série. Walter White cria um explosivo sensível, chamado de fulminato de mercúrio. O curioso desse explosivo é que ele pode ser acionado por pressão. Quando é jogado no chão sai de perto porque o estrago vai ser grande. No seriado, o professor cria um plano pensado em conhecimentos químicos para derrubar alguns traficantes e desenvolve essa potência aí.

5 - Como funcionam as baterias

da-para-explodir-um-carro-usando-apenas-um-rodo-como-em-breaking-bad-2

 

 

É uma das coisas mais "leves" que você aprende na série. Walt constroi uma bateria de mércurio usando produtos químicos de anfetamína, moedas e o metal galvanizado, no nono episódio da segunda temporada,"Four Days Out". A bateria é um item essencial para se armazenar energia para o arranque do motor e garantir o funcionamento das luzes internas e externas do automóvel. Água em um estado diferente do que você tá acostumado a ingerir, ácido sulfúrico diluído e umas outras coisas mais.

Veja o vídeo:

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+