5 mensagens subliminares escondidas em filmes famosos

POR A redação    EM Entretenimento      10/09/15 às 14h56

Na psicologia moderna, o subconsciente é utilizado para descrever qualquer tipo de conteúdo da mente existente ou operante fora da consciência. Em seu livro, Subliminal Seduction, o doutor Wilson Bryan Key apresentou alguns estudos sobre ele. O escritor americano revelou o extraordinário poder do subconsciente ao processar informações em uma velocidade incrível - tão rápido que a mente consciente não pode nem acompanhar!

Funciona da seguinte maneira: o subconsciente coleta milhares de informações muito antes do consciente ter a oportunidade de processar qualquer coisa. Um bom exemplo é dirigir em longas viagens. Enquanto você está tecnicamente consciente, você não permanece assim durante todo o percurso, de forma que vai fazer algumas manobras sem nem perceber, enquanto pensa em outras coisas. Respirar também é um bom exemplo; ninguém pensa em como está inspirando e expirando o tempo todo.

Mente

Além de estudar como o subconsciente funciona, Dr. Key estudou como ele pode ser explorado através de símbolos, significados e mensagens, tanto em arte antiga quanto em contemporânea, bem como na publicidade. Ele postulou que artistas e anunciantes podem influenciar os pensamentos das pessoas através da inserção de mensagens subliminares reconhecidas apenas pelo subconsciente. Ele também teorizou que a maioria das mensagens exploram emoções mais primárias das pessoas, e também os seus desejos.

As teorias do Dr. Key têm estimulado estudos ainda mais interessantes sobre o subconsciente e como ele pode ser utilizado para mudar o comportamento das pessoas. Ele também trouxe à tona algumas questões críticas sobre a mídia a que somos regulamente expostos. Será que mensagens subliminares realmente existem? Antes de decidir, dê uma olhada nos significados ocultos e mensagens escondidas quase imperceptíveis que você já deve ter sido pessoalmente exposto em alguns dos filmes mais famosos que existem.

Os dementadores e a depressão

Dementors

Os oito filmes de Harry Potter, baseados nos livros de J. K. Rowling, são alguns dos filmes mais vistos do planeta. Ela criou todo um universo de magia, bestas míticas e muitos feitiços. Neste mundo existem também os dementadores, criaturas temidas e sugadoras de alma - quem conhece sabe o quanto eles são perturbadores. Os dementadores incansavelmente atormentaram Harry e seus amigos e são quase impossíveis de serem derrotados, a menos que se conheça um certo feitiço. Mas o que eles realmente querem dizer?

Quando Rowling estava escrevendo os livros, ela imaginou os monstros como uma forma de simbolizar a depressão e a perda de esperança. Ela descreveu a sensação como um "sentimento muito amortecido, o que é bem diferente do sentimento de tristeza". Enquanto Harry estava lutando contra os Dementadores, Rowling estava realmente lutando contra sua depressão, sem saber se os livros seriam realmente publicados um dia.

Elsa está saindo do armário

Elsa

Filmes da Disney são, muito frequentemente, objeto de várias teorias da conspiração malucas, muitas das quais girando em torno de significados ocultos. O filme mais recente, Frozen, não é exceção, mas esta teoria em particular até que faz algum sentido. O longa conta a história de Elsa, uma princesa que tem poderes especiais, tornando-a capaz de criar gelo e neve. Isso todo mundo sabe, mas será que a personagem tem algo a mais a revelar?

Segundo Devin Faraci, do Badass Digest, Elsa está, também, tentando se conformar com sua sexualidade. Faraci argumenta que o fato de Elsa não ter um namorado ou mesmo um grande amor - incomum para uma princesa Disney -, bem como a ideia de ela ter nascido "diferente", evidenciam sua teoria. R. Kurt Osenlund, da Slate Magazine, concorda com Faraci, e ainda completa que o filme está cheio de temas gays. A própria música tema, Let it Go, pode ser entendida como um hino para quem está, enfim, aceitando sua homossexualidade.

A política em FormiguinhaZ

AntZ

Em 1998, a DreamWorks lançou o filme animado FormiguinhaZ. Ele tinha um elenco de estrelas, incluindo Woody Allen, Sharon Stone, Gene Hackman e Christopher Walken. A história acompanha uma formiga chamada Z (Woody Allen), que está insatisfeita com a colônia em que vive e tenta encontrar uma utopia de vida. No mundo das formigas, tudo é feito "para o bem da colônia", e nenhum indivíduo está acima dos outros.

Ainda que tenha sido um filme feito para crianças, acredita-se que FormiguinhaZ represente teorias políticas e sociais sobre a individualidade e a coletividade, como postulado por filósofos como Karl Marx. A agitação de Z com a colônia serve para criticar o comunismo e o utilitarismo, além de apoiar o progresso do indivíduo sobre o do coletivo. Alguns professores até mesmo usam o filme como um guia de estudo para ilustrar essas idéias sociais aos seus alunos.

Transtornos alimentares em Arraste-me para o Inferno

Eating

Sam Raimi é o cérebro por trás de filmes como Uma Noite Alucinante 2 e a trilogia original do Homem-Aranha. Um fanático confesso do gênero de horror, Raimi escreveu e dirigiu Arraste-me para o Inferno, de 2009, que conta a história de uma funcionária de banco modesta que costumava ser obesa e é bastante sensível sobre seu peso atual.

Ela é amaldiçoada por uma velha cigana e passa por experiências terríveis como assombrações e aparições fantasmagóricas. Mas, se você reparar bem, verá que elas não são assombrações "regulares". Cada espírito maligno que ela encontra a atormenta com larvas em sua comida, puxando as coisas de sua boca, tentando comer seu rosto, e empurrando suas mãos contra a garganta. Cada ataque tem a ver com o ato de comer, alimentos e a boca - tudo simbolizando sua luta contra o transtorno alimentar.

As polêmicas de Rei Leão

Lion

O Rei Leão é um dos filmes mais populares da Disney já produzidos. É a história de um jovem leão que toma seu lugar como rei legítimo depois que seu pai é subitamente assassinado. Existem muitas afirmações de que o longa possuí várias mensagens subliminares dispersas ao longo dele.

Em uma cena, na qual Simba estatela-se perto de um penhasco, a palavra " sexo" é brevemente visível na poeira esvoaçante. Mas as mensagens não estão sempre nos filmes - elas também estão nas capas de filmes (para chamar a atenção). Na imagem acima, você pode ver claramente o contorno de costas e nádegas de uma mulher, influenciando o espectador a pensar subconscientemente sobre sexo. Ou não, né?

Fonte: The Richest

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+