5 golpes aplicados no Facebook que todo mundo já caiu

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      10/09/15 às 14h54

Lançado em 2004, o Facebook se tornou a rede social mais famosa do mundo. São milhões de pessoas conectadas compartilhando histórias e informações, trocando mensagens, fazendo novos e reencontrando velhos amigos. Mas infelizmente, alguns golpes se tornaram comuns nessa rede social.

Na primeira onda de ataques ocorrida na rede social a partir da metade de 2011, muitas páginas falsas no Facebook tentavam convencer os usuários a acessar links que escondiam vírus capazes de obter os dados de acesso ao site. Isso mesmo! Golpes como "Mude a cor do seu perfil" e "Saiba quem visualizou suas fotos" se tornaram comuns no Facebook. Mas ataques similares também tentam enganar usuários de outros serviços, como Twitter e Instagram.

Pensando nisso, fizemos uma lista dos 5 golpes mais comuns do Facebook que todo mundo já caiu. Será que você também? Confira! E não esqueça: cuidado ao abrir algum link que seja suspeito!

Novas cores do Facebook

facebook_2A conhecida ESET, especialista no desenvolvimento de soluções de segurança, publicou um pequeno alerta onde revela a chegada de um novo esquema que já circulou no Facebook que promete a alteração das cores da rede social. Segundo a ESET, o esquema passa pela instalação da versão 1.3 da aplicativo denominado "Color Changer" para que o usuário consiga alterar as cores do Facebook entre as oito opções que são disponibilizadas.

Assim que o usuário clica na mensagem que surge no feed de notícias ou no mural de um contato, ele é direcionado para uma página. Então, o usuário é "convidado" a dar um click no botão CONTINUE e uma vez feito esse processo, a aplicação inicia a sua instalação. Quando o usuário autoriza a instalação, então passará a permitir ao cibercriminoso ter acesso as suas informações pessoais, postagem de mensagens e acesso aos seus dados a qualquer momento, mesmo quando não estiver fazendo uso do Facebook. Por isso, todo cuidado é pouco!

Saiba quem visualizou suas fotos

Fraude-Fotos-658x527O aplicativo oferece aos usuários "oportunidades" para descobrir quem visualizou suas fotos na rede social. O golpe induz a vítima a realizar o download e instalar um aplicativo que na verdade é malicioso e distribuído apenas com o intuito de roubar os dados de login do usuário. Dá para imaginar? O perigo pode estar na sua frente! E este é mais um caso em que os criminosos ofertam uma opção que se assemelha as que existiam no Orkut. De acordo com a política do Facebook, não é possível saber quem visitou o perfil ou fotos. Não se enganem!

Sex-tape da Rihanna com seu namorado

Rihanna Sex Tape

Se você se deparar com uma "sex-tape" da cantora Rihanna no Facebook e decidir clicar para ver, você provavelmente dará acesso à sua conta e ao seu computador para pessoas indesejadas. Ele está em terceiro lugar no ranking dos golpes que mais pessoas caíram. Mas vamos combinar, que jogue a primeira pedra quem nunca foi ingênuo o suficiente, alguma vez na vida, para clicar em uma mensagem privada maliciosa - ainda mais quando se trata de famosos. Mas fique em alerta: quando você ver que o conteúdo é praticamente sem nexo, caia fora!

Confira se algum amigo te deletou

how-to-delete-facebook-account-0-e1330444127760

Esse é um dos golpes mais comuns do Facebook. Isso porque ele induz a vítima a saber se algum amigo deletou da rede. Mas isso não existe na rede social. O que se aproxima é desfazer uma amizade - quando você acessa o perfil da pessoa, e passa o cursor sobre o botão AMIGOS na parte superior do perfil, você seleciona: desfazer amizade. Não se engane! Não dá para saber se algum amigo te deletou.

Produtos de graça por falta de lacre

remover-virus-do-facebook.

Aquele ditado que diz "tudo que é de graça temos que desconfiar" é válido também para o Facebook. Muitas pessoas caíram nesse golpe que prometia dar produtos de graça para os internautas, por não estarem lacrados. Para evitar o ataque, é preciso desconfiar sempre ao receber mensagens sobre recursos muito vantajosos por meio da rede social. Outra dica é tomar cuidado ao permitir que qualquer complemento seja instalado por um site visitado. Configurar o acesso ao Facebook em sua versão segura, com endereço iniciado em HTTPS, também ajuda a evitar problemas. Tudo vale para a sua segurança!

Fonte: IG 

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+