O fabricante brasileiro de mísseis que você não conhecia

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      10/09/15 às 15h03

Você sabia que o Brasil também é um país fabricante de mísseis? E que tem um engenheiro aeronáutico brasileiro que fabrica mísseis e até exporta para outros países?
Pois saiba que nesta matéria você vai conhecer. Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você as 5 armas mais bizarras já criadas durante o período de guerra (Clique aqui e veja o vídeo).

O Brasil avançou no cenário de defesa com armas por conta deste engenheiro que fabrica mísseis há muito tempo. Existe até um empresa com nome e até uma primeira arma de defesa projetada. Até a Marinha do Brasil é uma cliente que adquire o sistema de defesa deste engenheiro. Esse fabricante produz mísseis até para franceses e paquistaneses.

Quem é esse fabricante brasileiro de mísseis?

Que empresa é essa que nossa pátria possui e já tem até um modelo de míssil muito exportado para fora?

Wagner_Amaral_Misseis_Odebrecht_0

Este homem é o engenheiro aeronáutico Wagner Campos do Amaral, tem 57 anos, e é um fabricante brasileiro de mísseis e armas mortíferas que não necessitam de comando. Ele entrou para a indústria de armas, na década de 1980, quando o Brasil caminhava a passos bem minúsculos no que diz respeito a armas inteligentes.

Ele é diretor e um dos fundadores da empresa no ramo, a Mectron, que como ele afirma em entrevista ao site da revista pesquisa fapesp "Somos a única empresa brasileira com capacidade para projetar mísseis". A empresa é especialista em tecnologia aeroespacial e foi fundada por ele e outros sócios-engenheiros: Ricardo Zanetta, Carlos Alberto Carvalho, Azhaury Cunha e Rogério Salvador.

Mectron-Integração-de-sistemas-aviônicos

A empresa vende equipamentos para jatos de combate para a Força Aérea do Paquistão. Além dos paquistaneses, os jatos franceses Dassault Mirage III utilizam uma inovação brasileira: o míssil antirradiação MAR-1.

O MAR-1 é uma arma contra defesas antiaéreas que possui como alvo radares instalados no solo que são úteis para identificação da localização e posição de aviões considerados hostis.

mectron1

A sede da Mectron fica localizada em São José dos Campos, um local considerado polo da indústria aeroespacial do país fundado em 1990 por uma equipe de engenheiros do ITA(Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e que foi adquirida pela ODT(Odebrecht Defesa e Tecnologia) no ano de 2011.

3601_2

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+