Não é segredo para ninguém que a mitologia asgardiana diz que apenas os dignos são capazes de empunhar o martelo mágico de Thor, o Mjolnir. A arma do poderoso deus do trovão sempre é alvo de questionamentos instigantes, que vão desde quais vilões foram capazes de usar o martelo do herói até quantas vezes o Mjolnir já foi destruído e reconstruído nas páginas dos quadrinhos.

Um dos questionamentos mais recentes é como o Visão foi capaz de erguer Mjolnir em Vingadores: Era de Ultron. O personagem, que surgiu a partir da fusão entre a inteligência artificial Jarvis e a gema do infinito da Mente, logo em sua primeira aparição se demonstra para lá de digno e ergue o martelo de Thor sem nenhum problema. Mas uma coisa que não foi explicada é como, realmente, isso foi possível. Pensando nisso decidimos ir atrás de alguns motivos que possam explicar como isso aconteceu e porque o personagem foi tão digno de empunhar Mjolnir.

1 - Visão nasceu ontem

O personagem, que literalmente nasceu no meio do filme, ao final da película tinha apenas um dia de idade e quando empunhou o martelo de Thor tinha ainda menos do que isso. Ou seja, o personagem era completamente puro, o que nos leva a crer que esse possa ser um dos motivos para o Visão ter erguido Mjolnir com tanta facilidade.

2 - Visão é originalmente uma máquina

O encanto imposto por Odin ao martelo mágico de Thor é outro fator que nos leva a acreditar que Visão pode manipular a arma, mas sem usar seus poderes. Isso porque o encanto de Odin não se aplica a máquinas e como todos sabemos a origem do Visão é exatamente essa.

3 - Ele não sabia do encanto

Você não pode voar, e sabe que não pode. Mesmo que tentasse não iria conseguir devido a força gravitacional da Terra que lhe atrai para ela. Bom, essas regras e leis não são respeitadas nos quadrinhos, e prova disso é o Visão poder empunhar Mjolnir sem que nos saibamos se ele é realmente digno ou não. Uma das justificativas para que isso pudesse acontecer foi a de que o novo vingador não sabia nada sobre o encanto que Odin impôs ao martelo. A cena foi criada exclusivamente para o filme, justamente para levar aos telespectadores a discussão de como aquilo foi possível.

4 - Filho dos raios de Thor

https://www.youtube.com/watch?v=VE1N8-x8gpw

Outro ponto interessante que iremos ressaltar aqui é a respeito da origem do personagem. Na cena do nascimento do Visão, os poderes do martelo mágico de Thor são essenciais para finalizar o processo. O que nos leva a crer que devido ao contato direto com os poderes do Mjolnir, Visão se tornou capaz de erguer o martelo, pois a arma é capaz de reconhecer o seu poder dentro de Visão.

5 - Já aconteceu antes

Outro bom motivo para que Visão pudesse empunhar o Mjolnir é que isso já aconteceu nos quadrinhos, o personagem, assim como tantos outros, já usou o poderoso martelo do deus do trovão para salvar o dia.

Gostou? Conhece mais algum motivo para justificar a dignidade do Visão, comenta aí.

Publicado em: 16/05/17 18h22