• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

5 personagens mais icônicos criados por Stan Lee

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      19/07/17 às 18h50

Atualmente, até mesmo quem nunca leu um quadrinho na vida conhece o nome Stan Lee. Nascido Stanley Martin Lieber, para as pessoas que ainda não o conhecem (nunca se sabe!) o artista é muito mais do que "aquele velhinho que aparece nos filmes de herói". Lee foi uma figura de extrema importância para o crescimento da Marvel Comics como editora de histórias em quadrinho, ao lado de lendas como William Blake "Bill" Everett, Steve Ditko e Jack Kirby. Ele começou pequeno e, na época em que iniciou seu trabalho na área, era funcionário da Timely Comics, que mais tarde viria a se tornar Marvel Comics.

Embora Stan Lee não tenha criado a Casa das Ideias, foi ele quem a reviveu, resgatando personagens a tempo esquecidos e unindo heróis em equipe, como aconteceu com Os Vingadores. Por isso, selecionamos alguns de seus personagens mais icônicos a fim de explorar todo o valor que o artista teve dentro da editora. Vale lembrar que a lista a seguir não contará com todas as suas criações, decidimos focar apenas em trabalhos que foram um ponto de vira em sua carreira ou fizeram história na área. Afinal, precisaríamos de mais tempo para expor todos eles.

5 - Quarteto Fantástico

O Quarteto Fantástico pode ser considerado especial por ser a primeira criação de Stan Lee com Jack Kirby. Lançado em 1961 na revista Fantastic Four #1, Lee e Kirby introduziram um novo nível de realismo nas histórias em quadrinhos, que mais tarde serviria de molde para outros projetos. Com o Quarteto, eles conseguiram quebrar a tradicional imagem dos super heróis, apresentando pessoas falhas, que discutiam entre si e que deveriam lidar com suas dúvidas e erros. Foi a partir da criação desses personagens que foi dado carta branca à dupla para criarem novos heróis, uma parceria que rendeu ótimos frutos.

4 - Demolidor

Junto com William Blake "Bill" Everett, Stan Lee criou "O Homem Sem Medo", que foi lançado em 1964 na revista Daredevil #1. Matthew Michael Murdock, ou simplesmente Matt Murdock, foi importante para a história dos quadrinhos por ter sido o primeiro personagem com deficiência física a estrelar uma história. Demolidor era o protagonista de sua própria história e isso nunca antes havia sido feito. A ideia foi muito bem recebida desde o início e, além do herói, Lee também foi o responsável por criar Wilson Fisk, o Rei do Crime. Foi ele que assumiu o roteiro dos quadrinhos até sua quinquagésima edição, quando ela foi passada a Roy Thomas.

3 - Pantera Negra

O personagem foi o primeiro super herói negro a ter grande destaque dentro do mercado americano. Sua primeira aparição foi em Fantastic Four #52, em 1966. Pantera Negra é um dos humanos mais inteligentes, ricos e mortais do universo Marvel. Depois de sua participações aqui e ali, o personagem ganhou uma aventura só dele, intitulada Jungle Action #5. A primeira história com seu nome foi Panther's Rage, aclamada até os dias de hoje e considerada por muitos a primeira graphic novel da Marvel.

2 - X-Men

Antes de Os Vingadores chegar ao Universo Cinematográfico Marvel, havia outro grupo de heróis que dominava a editora: os X-Men. Na verdade, ainda hoje eles são uma das equipes mais famosas da Marvel. Na época, Stan Lee queria criar outro grupo de super heróis, no entanto ele não queria ter de explicar como cada um deles adquiriu seus poderes, por isso ele veio com a ideia (brilhante) de "Por que não dizer que eles são mutantes? Eles simplesmente nasceram desse jeito!". Assim nasceram os X-Men, que em sua composição original era formado por Professor Charles Xavier, Ciclope, Jean Grey, Fera, Anjo e Homem de Gelo. A equipe ganhou dimensões inimagináveis e foi muito importante para introduzir o debate de problemas sociais, como racismo, bullying, aceitação e diferenças.

1 - Homem-Aranha

Steve Ditko foi um dos artistas que fez parceria com Stan Lee e o ajudou a criar diversos personagens clássicos. Entre os trabalhos da dupla encontra-se um tal de Homem-Aranha, o herói mais rentável de todos os tempos da editora. Jovem, estudante, mais pobre que os heróis de costume e com problemas reais de sua idade, Peter Parker foi um sucesso imediato. Ele se tornou um personagem no qual centenas de leitores de histórias em quadrinhos da mesma faixa etária puderam se identificar. Homem-Aranha surgiu em 1962 e nem precisa dizer que desde então não saiu das páginas da Marvel. Claro, o herói teve seus altos e baixos, porém sempre manteve sua base fiel de fãs, especialmente depois que ganhou as telas.

Como dito anteriormente, aqui se encontra apenas personagens que, de uma certa forma, mudaram a Marvel ou influenciaram na história da nona arte. Por isso que personagens como Homem de Ferro, Hulk e Dr. Estranho não estão presentes. A lista de criação de Stan Lee é grande, mas fica aqui alguns fatos curiosos sobre parte de seu trabalho. O que achou da lista? Não deixe de compartilhar com a gente sua opinião!

Próxima Matéria
Via   Wikia     CBR  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+