• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 curiosidades sobre os canhotos que você não conhecia

POR Ultra Curioso    EM Curiosidades      08/09/15 às 20h43

Segundo estudos realizados no mundo todo, apenas 10% da população do planeta é canhota. Ou seja, em um mundo em que a população de destros (aqueles que usam a mão direita) é esmagadoramente maior que a população de canhotos (aqueles que usam a mão esquerda), essa mesma minoria já teve motivos de sobra para ter medo de até escrever em público, usando a "mão errada".

Ao longo da história, todo aquele que era considerado 'diferente' da maioria era cruelmente perseguido e condenado pelos demais. Quanto menos desenvolvida é uma sociedade, mais ela condena aquele que difere do padrão. E os canhotos, indivíduos que se utilizam da mão esquerda para atos como comer, escrever, segurar objetos entre outras coisas, se encontram nesse grupo de "párias".

Inicialmente a palavra latina "sinister", que significa "esquerdo", queria dizer "afortunado", "sortudo". Mas as línguas francesa, espanhola e italiana aplicaram à palavra canhoto um significado pejorativo: esquerda, em italiano, é "sinistra", e a palavra francesa "gauche" (esquerdo) pode aplicar-se também a algo incorreto ou desajeitado, no sentido idêntico ao da palavra portuguesa "canhestro", que é sinônimo de canhoto. Ou seja, até a palavra canhoto é sinônimo de algo desajeitado, errado.

Em contrapartida, "destro" quer dizer, literalmente, habilidoso, correto. Na Idade Média, os canhotos - sobretudo as canhotas - sofreram perseguição implacável. No caso das mulheres canhotas, as acusações de bruxaria baseavam-se na relação estabelecida nos textos antigos entre o lado esquerdo e o pecado e a tentação, uma vez que "os justos se assentam à direita de Deus", enquanto os ímpios (do lado esquerdo) são passíveis da "danação eterna".

Por muito tempo, já na era moderna, os pais e as instituições de ensino pressionavam as crianças para usarem a mão direita ao invés da esquerda, o que gerava um enorme dano à habilidade motora da criança. Sem contar o fato de que praticamente tudo foi criado para ser manuseado com a mão direita: tesouras, cadeiras, réguas, mouses, instrumentos musicais e até armas.

Fruto de uma longa batalha por conscientização, hoje existem até fábricas especializadas em produtos para canhotos, e estes podem andar tranquilamente na rua sem ser taxados de "filhos do Demônio". Pensando nessa árdua vida que os canhotos levam num mundo de destros, o Ultra Curioso vai te mostrar 7 curiosidades sobre os canhotos que você provavelmente não sabia, sendo canhoto ou não.

1. Ser canhoto influencia até os gostos musicais

jimi-hendrix

É exatamente o que você leu. Ser canhoto pode influenciar nos gostos musicais, é o que afirmam alguns estudioso da Universidade de Toledo (Ohio, EUA). Segundo eles, canhotos têm preferência por músicas alternativas e são mais flexíveis em seus gostos. Isso se deve provavelmente pelo fato de o lado direito do cérebro do canhoto predominar - justamente o lado responsável pelas emoções e sensibilidade artística.

2. Mais inteligentes?

canhotismo

Um estudo publicado pelo Peabody College mostrou que, entre as crianças precoces em matemática e línguas, há uma porcentagem bem mais alta de canhotos. Acredita-se que isso se dê por causa da habilidade desenvolvida diante da necessidade de se adaptar a um mundo predominantemente de destros, em que tudo é feito para estes.

3. Bebem mais

obama-cerveja

Canhotos têm mais propensão a consumir bebidas alcoólicas, pelo menos é o que diz o pesquisador Kevin Denny em estudo sobre o canhotismo. Ele descobriu que os canhotos bebem mais, embora não tenham razão para desenvolver essa desordem em maior grau que os destros.

4. Mais medrosos e irritados

13-de-agosto-dia-internacional-do-canhoto

Os canhotos sentem mais medo e irritação que os destros. Isso correr por causa das áreas do córtex cerebral que processam as emoções negativas apresentarem maior atividade entre os canhotos, em especial as da ira e da hostilidade. Um estudo da Universidade de Queen Margaret mostrou que os canhotos sentem mais medo, e um estudo da Universidade de Abertay acrescenta que eles são mais tímidos.

5. Melhores lutadores

lazaro

É isso mesmo, aparentemente os canhotos têm uma vantagem na luta. Eles costumam ganhar as brigas, já que, por sua peculiaridade, os destros têm menos oportunidades de treinar contra canhotos, o que poderá ser uma vantagem evolutiva em sociedades violentas.

6. O canhotismo influencia na saúde

Linke_Hand

Pois é, até a ciência comprovou através de uma experiência que o fato de ser canhoto pode afetar diretamente na saúde do indivíduo. Um estudo realizado sobre 1.400.000 pessoas indicou que os canhotos sofrem menos úlceras e artrite. Algumas teorias dizem ainda que eles são capazes de conservar melhor a memória ao envelhecer.

7. Os canhotos e a genialidade famosa

Albert-Einstein

Personalidades históricas famosas levantaram um ponto polêmico: era geniais por serem canhotas? Veja alguns exemplos:Aristóteles, Isaac Newton, Charles Darwin, Marie Curie, Albert Einstein, Bill Gates, Alexandre o Grande, Joana d"Arc, Mahatma Ghandi, Winston Churchill, Adolf Hitler, Simón Bolívar, Napoleão Bonaparte, Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Pablo Picasso, Charles Chaplin, Mozart, Beethoven, Mark Twain, Lewis Carroll, Pelé, Maradona, Messi.

Próxima Matéria
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+