No dia 5 de novembro deste ano, o maior desastre natural já ocorrido no Brasil aconteceu no distrito Bento Rodrigues, MG. Duas barragens, cujo os donos são a Vale e a mineradora BHP, romperam causando uma tsunami de lama que passou pelo distritoe e chegou ao Rio Doce.
A catástrofe, que muitos pensaram que foi apenas na cidade, vai muito além. O Rio Doce que é o sustento de muitas famílias na região, seja em forma de pesca, seja como meio de locomoção, foi totalmente destruído e pode levar mais que uma década para voltar ao normal.
Todos esses dejetos, que estão sendo carregados pelo rio, estão indo para o mar e com isso vemos que, a catástrofe esta muito longe de acabar. Em Linhares as barragens foram aumentadas sob ordem da prefeitura, porém a lama ja chegou ao mar. O Fatos Desconhecidos separou 5 problemas que essa lama vai ocasionar chegando no mar.
1-Desaparecimento das algas
A lama do rio chegou ao mar e pode se estender em área de tamanho continental. Por ter muitos dejetos, a água torna se muito turva impedindo que a luz chegue até as partes mais baixas do oceano ocasionando que as algas não possam se fazer a fotossíntese. O ecossistema marinho é muito mais frágil que o ecossistema terrestres ocasionando assim, uma maior necessidade da luz, podendo ocorrer assim o total desaparecimento dessas algas na região onde a lama desaguar.
2-Extinção de animais
Uma grande maioria dos animais marinhos são herbívoros e com o desaparecimentos das algas, ocorrerá um baixa nos alimentos desses animais e assim o desparecimento de alguns deles. Um das principais espécies que pode sofrer com esse problema é a tartaruga-de-couro, que depende quase que unicamente da das algas para se alimentar.
3-Aquecimento global
Outro problema que a extinção das algas pode causar é o aumento do aquecimento global. As algas que estão presentes onde o rio deságua, são responsáveis pela retenção de gás carbônico que causa o aumento do efeito estufa. Com menos gás sendo retido pelas algas, teremos mais circulando aumentando assim o efeito do aquecimento global.
4-Ecossistema abalado
Não é só as tartarugas e as algas que sofreram com esse problema, todo o ecossistema será abalado. O ecossistema é totalmente dependente um do outro ser vivo, assim acabando com toda uma espécie em determinado lugar pode ocorrer tal desequilíbrio de proporções enormes.
5-Tamanho da área afetada
De acordo com biólogo Ruschi o estrago da chegada da lama ao mar pode ocorrer em uma área de 250.000 km² que pode ser comparada ao tamanho do Pantanal. Uma área tão grande pode levar décadas para voltar a normalidade e em alguns casos sendo até irreversível .
E você, está surpreso com todo o estrago ambiental causado pela rompimento das barreiras? Como acham que a empresa deveria ser punida por deixar acontecer tal catástrofe? Responde ai nos comentários.