Curiosidades

Por que recebemos ligações de números desconhecidos que desligam após alguns segundos?

0

Certamente você já se deparou com as chamadas fantasmas, aquelas que vem de números desconhecidos no seu smartphone, e inexplicavelmente desligam após alguns segundos.

Acredite ou não, muitos usuários compartilham experiências semelhantes de “chamadas misteriosas” nas redes sociais.

Além de ser chato, também pode ser assustador ficar recebendo essas chamadas o tempo todo no telefone.

Mas afinal, o que está por trás dessas ligações suspeitas? Vamos te contar!

Chamadas fantasmas

Via Freepik

Essas ocorrências levam o nome de chamadas fantasmas porque, como o nome sugere, dificilmente se escuta alguém.

Quando você atende, do outro lado permanece o silêncio, seguido pelo desligamento, e, curiosamente, após alguns segundos, a ligação é retomada.

Essas chamadas podem originar-se de telefones fixos, celulares nacionais e até mesmo do exterior.

Por que somos alvos?

Uma das principais razões por trás das “chamadas fantasmas” é a tentativa de oferecer produtos e serviços.

Essas chamadas funcionam como parte de um sistema automatizado programado para otimizar o tempo dos operadores, calculando a média de duração de uma ligação.

Dessa forma, de maneira automática e aleatória, entram em contato com os clientes usando lotes de números de telefone disponíveis, garantindo que os operadores não percam tempo ocioso.

No entanto, quando não há atendentes disponíveis, ocorre aquele silêncio desconcertante que muitos experimentam quando dizem “alô” e, após alguns segundos, a chamada é abruptamente encerrada.

Além disso, também é comum discarem para várias pessoas ao mesmo tempo, de modo que falam com quem atender primeiro. Inclusive, é comum que as pessoas se escutem do outro lado da linha, tornando as chamadas fantasmas ainda mais confusas.

Fraude

Outra razão pela qual devemos ser cautelosos é que esse tipo de chamada é utilizado por criminosos em esquemas de fraude.

Esses golpes envolvem a realização de chamadas que são abruptamente encerradas, incentivando a pessoa a retornar a ligação e, inadvertidamente, gerar lucro para o golpista.

Esse método é conhecido como vishing, pois, ao retornar a chamada, os números estrangeiros envolvidos cobram tarifas elevadas, podendo chegar a 3 ou 4 dólares por minuto.

O golpista visa manter as pessoas na linha o máximo possível para aumentar seus ganhos. Por isso, a medida mais recomendada é bloquear esses números de telefone como precaução.

Como bloquear as chamadas fantasmas

Via Freepik

As chamadas fantasmas irritam muita gente, mas elas podem ser bloqueadas com sucesso em alguns dispositivos.

A recomendação mais comum é fazer isso direto no aparelho. A maioria dos smartphones oferece a opção de bloquear números diretamente nas configurações do telefone.

Basta acessar a lista de chamadas recentes, selecionar o número indesejado e escolher a opção de bloqueio.

Além disso, existem diversos aplicativos disponíveis nas lojas de aplicativos que existem  especificamente para bloquear chamadas indesejadas. Alguns exemplos incluem Truecaller, Hiya e Mr. Number.

Esses aplicativos geralmente têm recursos avançados, como identificação de chamadas e bloqueio automático de números suspeitos.

Algumas operadoras de telefonia móvel oferecem serviços de bloqueio de chamadas. Você pode entrar em contato com sua operadora para verificar se eles têm opções disponíveis para bloquear números específicos.

Ainda, também existe a Lista Nacional de Não Perturbe. Em alguns países, esse serviço de “Não Perturbe” permite registrar seu número para evitar chamadas de telemarketing.

Algumas pessoas também recomendam manter o sistema operacional do seu smartphone atualizado.

Muitas vezes, as atualizações incluem aprimoramentos na segurança e recursos de bloqueio de chamadas.

Pode denunciar?

As chamadas fantasmas costumam ser mais difíceis de denunciar, mas é sempre possível falar com a Anatel, especialmente se souber da onde estão ligando.

Por isso, se atente ao número e as gravações que falam ao atender, para anotar e repassar ao órgão de fiscalização.

 

Fonte: Informe Brasil

Imagens: Freepik, Freepik

Homem perde parte da cabeça após beber energéticos em excesso

Artigo anterior

Esperando que alienígenas criem exército de seus clones, homem envia seu DNA à Lua; entenda

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido