Entenda porque você nunca deve beber água amanhecida ao lado da cama

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      01/10/15 às 17h45

Você vai dormir e leva um copo grande e fresco de água? Pois saiba que isso pode ser um grande perigo. A diferença do sabor entre água "fresca" e "amanhecida" é sutil e difícil de descrever, por isso muitas pessoas acabam não reclamando sobre isso e continuam a ter sobre esse hábito.

Susan Richardson, uma química da Universidade da Carolina do Sul disse que a água amanhecida realmente não é a ideal para o consumo. Apesar de ninguém nunca ter publicado um estudo sobre por que a água "envelhece" durante a noite, existe alguns princípios básicos que já são conhecidos.

O fator mais importante, diz Richardson, é a temperatura. "E a mesma coisa que acontece com uma cerveja quente e uma cerveja gelada", diz ela. Quanto mais tempo uma cerveja fica fora da geladeira, mais a sua acidez é aumentada. A água segue o mesmo princípio. A água que bebemos vem através de tubos subterrâneos, onde é geralmente a temperatura é mais fria.

30

Como a água tem sua temperatura elevada para a temperatura ambiente, seu aroma e "gosto" realmente são alterados. Estações de tratamento de água adicionam cloro para eliminar patógenos potencialmente mortais. O cloro é volátil, e rapidamente dissipa no ar. Neste ponto, nós somos condicionados a pensar que o cloro significa "água fresca". A substância pode fazer com que a água pareça mais "fresca".

31

Gases dissolvidos são outra parte do fator. Pequenas quantidades de dióxido de carbono se dissolvem na água. Isso forma o ácido carbônico, o que pode diminuir o pH ligeiramente. Pequenas quantidades de outros gases, como acetona e aldeídos, podem dissolver-se, também. "É muito difícil ter uma amostra de água pura por muito tempo", diz Richardson.

32

Deixe água purificada exposta por 30 minutos, e ele rapidamente se tornará impura. A temperatura desempenha outro papel indireto: água fria geralmente detém mais gases dissolvidos. Além disso, o oxigênio pode dissolver-se fora da água ao longo do tempo.

Mas se você começar a deixar a água exposta por dias e dias, então, finalmente, os micróbios entram na equação. Geosmina e 2-metilisoborneol dão aquele gosto estranho a água amanhecida. Geosmina, aliás, é a substância que faz o famoso "cheiro de chuva".

Fonte: Wired

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+