5 produtos que você usa quase todos os dias e que estão associados ao câncer

POR Lucas Franco    EM Ciência e Tecnologia      02/10/15 às 18h33

O termo "produto químico" abrange quase todos os aditivos desagradáveis, substâncias artificiais e agentes prejudiciais nos produtos que usamos todo santo dia. Já é de conhecimento geral que produtos de limpeza, cosméticos e até alguns de nossos alimentos favoritos estão infestados deles, e é triste saber que alguns destes químicos já foram altamente associados ao câncer.

Grandes corporações, como as franquias de fast food McDonalds e Subway, possuem agentes cancerígenos em alguns de seus produtos alimentares que são proibidos em países como Reino Unido, Singapura e Austrália. Isto é um fato preocupante, mas, se fôssemos nos privar de tudo que já foi associado à doença, estaríamos restritos ao ponto do absurdo. Estes produtos estão a toda nossa volta, e como o mundo continua a se modernizar e a produção em massa só cresce, a sua presença será cada vez maior. Você talvez não saiba, mas alguns dos produtos do seu dia a dia estão inclusos nesta lista perigosa. Confira aqui quais são eles.

5 - Produtos de beleza e higiene pessoal

Moça bonita

De acordo com a Coalização de Prevenção do Câncer, produtos de higiene pessoal, como certas marcas de pó de talco e creme dental, carregam traços consideráveis de substâncias cancerígenas. Produtos de beleza com base líquida, shampoos, condicionadores e tinturas de cabelo também já foram acusados de transportar tais substâncias. O site cancer.gov relata estudos que comprovam uma relação entre o uso de corantes capilares permanentes ao aumento do risco de leucemia e câncer de bexiga.

4 - Produtos para animais

Pet Care

Nós tratamos nossos animais com uma boa quantidade de produtos químicos. Quando uma infestação de pulgas ocorrer, no entanto, é mais conveniente extinguir o pelo do animal em uma solução anti-carrapatos e pulgas. As coleiras antipulgas que você encontra em qualquer pet-shop possui um pesticida perigoso (uma neurotoxina) conhecida por ser prejudicial, e cancerígena, aos seres humanos.

3 - Produtos Antimicrobianos

Mãozinhas limpas

Como já foi citado, é um dado conhecido que os produtos de limpeza possuem um verdadeiro coquetel de substâncias químicas perigosas em suas fórmulas. Tanto a pele quanto o pulmão podem se irritar, e isto significa que há algo errado. Os produtos antimicrobianos, como sabonetes e loções, apresentam uma substância considerada cancerígena em sua composição - o triclocarban.

2 - Sprays Ambientadores

Ambientadores

Sprays desinfetantes e ambientadores são muito usados em todo o mundo, mesmo depois de um estudo da Universidade da Califórnia expor o alto nível de agentes cancerígenos e os sérios riscos à saúde que os ambientadores representam. Tolueno, benzeno, formaldeído e ftalatos são ingredientes comuns encontrados em tais produtos, e os efeitos deles sobre os seres humanos, quando utilizados em grande escala, variam de náuseas, dores de cabeça e vômitos a falência dos órgãos.

1 - Álcool

Bora

Infelizmente, nem todos os prazeres da vida são bons para os seres humanos - e o álcool não é exceção. Os riscos para a saúde são amplamente conhecidos, mas o álcool é uma parte tão intrínseca de tantas culturas que é comum esquecê-los.

Com quase 10% dos casos de câncer em homens e 6% em mulheres desencadeados pelo consumo elevado de álcool, os efeitos negativos do abuso não podem ser ignorados. Na verdade, pesquisadores na Alemanha constataram que, em oito países europeus estudados, 54000 casos de indivíduos que sofrem dos tipos de câncer mais relacionados com o álcool - mama, fígado e câncer de cólon - poderiam ter sido evitados se os homens não tivessem tomado mais de duas bebidas por dia, e as mulheres, uma. Fica evidente que, quando se trata do álcool, moderação é a chave.

Fonte: The Richest

Lucas Franco
O cara que gosta do Batman! @heymac14

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+