Para que serve a Fórmula de Bhaskara e o Teorema de Pitágoras?

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      02/10/15 às 18h10

A Matemática é uma área do ensino que está presente em diversos momentos de nossas vidas. O interesse do homem pelos números, formas geométricas e cálculos surgiu desde a Antiguidade. A matemática teve um avanço considerável no decorrer das décadas.

Muitas pessoas apelam para a ajuda da matemática para conquistar algumas coisas que desejam. Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você uma matéria sobre a possibilidade de ganhar na mega-sena utilizando dos cálculos matemáticos (Clique aqui e confira a matéria).

E você se lembra do clássico e famoso Teorema de Pitágoras? E da tão ensinada nos tempo de escola Fórmula de Bhaskara, você se lembra da utilidade dessa fórmula matemática para resolver alguns problemas?

tumblr_nefbj143I01r7bwaro1_500

Foi no Brasil que as equações do 2º grau receberam este nome em meados da década de 60. De acordo com os registros históricos, foram os babilônicos um dos primeiros a utilizarem as equações por cerca de 4 mil anos.

Ela foi criada pelo astrônomo, astrólogo, professor e matemático Bhaskara Akaria, um dos mais importantes do século XVII. Ela é considerada bastante útil para os acadêmicos da área de exatas e trata-se de uma equação utilizada sempre que aparecer uma expressão que tenha uma incógnita elevada ao quadrado, ou seja, equações de fórmula geral ax²+bx+c=0, com seus coeficientes reais e a diferente de zero.

17352_15644301493377947

Sua finalidade é resolver, exclusivamente, problemas do cotidiano que envolvam equações quadráticas do 2º Grau. Além disso, ela é utilizada no cotidiano para resolver problemas de cálculos de orçamento em indústrias, lojas de vários segmentos e na elaboração de projetos ou mesmo resolução de problemas na área da construção civil. Até mesmo a casa ou o prédio em que você mora tiveram que ser submetidos aos cálculos da Fórmula de Bhaskara e você nem imaginava.

Outra de sua utilidade é no campo da física, para equacionar e resolver os mais diversos problemas.

Teorema de Pitágoras

pitagoras

O Teorema de Pitágoras é uma aplicação muito utilizada em cursos de faculdade na área de exatas, como arquitetura, engenharias etc. Os conceitos de Pitágoras também são úteis no campo da aeronáutica. Eles utilizam a teoria para prevenir que não ocorra colisão nos vôos dos aviões. Você sabia que em qualquer um desses aviões em que já viajou na vida teve sua rota calculada por conta do Teorema de Pitágoras e você nem imaginava?

viagem-de-aviao

Ele é considerado como um dos mais importantes teoremas de toda a composição do conteúdo programático de ensino da matemática. Ele é utilizado para que você possa descobrir a medida de um lado de um triângulo retângulo, por meio da obtenção da medida dos outros dois lados.

Segundo diz a teoria, Pitágoras afirma:
"A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa".
Em resumo, com o Teorema de Pitágoras, você encontra a fórmula para achar o triângulo e a Fórmula de Bhaskara para encontrar o x nas equações de segundo grau. O teorema é muito utilizado na área de transportes. Ele foi atribuído ao filósofo grego Pitágoras de Samos, fundador ilustre da escola pitagórica, que analisa os estudos matemáticos relacionados à natureza.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+