• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 coisas que você não vai acreditar que eram consideradas "coisas de homem" no passado

POR Karen Batista    EM Entretenimento      18/10/16 às 14h51

Atualmente em nossa sociedade, ainda vivemos com padrões e barreiras, isso significa que naturalmente algumas coisas serão taxadas e definidas como sendo masculinas ou femininas.

Porém é preciso saber que nem sempre as coisas foram assim, e que no passado, aquilo que hoje é simbolo da feminilidade, já foi utilizado exclusivamente por homens!

Não sabia dessa? Então você irá se surpreender e muito com essa lista. Confira!

1- Ser líder de torcida

01

 

Se atualmente o que vem em sua mente quando falamos sobre líderes de torcidas, são mulheres bonitas, usando saias e pompons enquanto realizam uma série de acrobacias, saiba que nos anos de 1910 por exemplo, as coisas eram bem diferentes.

Essa atividade era considerada uma atividade masculina, os uniformes oficiais eram calças bem comportadas e camisetas bem cortadas. As coisas só foram mudar durante a primeira e segunda guerra mundial, onde a disponibilidade de homens para essa função já não era a mesma, e as mulheres consequentemente passaram a ocupar as vagas nos times de líderes de torcida, trazendo consigo os seus apetrechos e feminilidade.

2- Sapatos de salto alto

02

Em 1600 Louis XIV, mais conhecido como o "Rei Sol", já apreciava e muito esse tipo de calçado. E tudo isso porque, as demais pessoas que se dirigiam a ele, acabam precisando olhar para cima, e consequentemente o salto alto se tornou um símbolo da superioridade da nobreza, e não só de um modo físico, mas também de um modo psicológico.

Com o passar do tempo as classes mais baixas passaram a copiar esse tipo de modelo de calçado e também a associa-lo a um símbolo da feminilidade.

3- Chorar

03

Durante a Idade Média, Grécia Antiga e Japão Feudal, o choro era visto exatamente da maneira oposta como o encaramos hoje.

Ele era interpretado como um sinal de masculinidade e ultra virilidade. Para eles era praticamente uma regra, chorar ao menos um pouco quando a sua honra estivesse em jogo, e o motivo para termos "deturpado" essa visão, ainda não foi muito bem explicado. Mas bem que os homens de hoje podiam ser como os antigos, não acham?

4- Usar rosa

04

Antes da Segunda Guerra Mundial, tanto homens como mulheres usavam a cor livremente, e nenhum tipo de estereótipo existia a respeito. Afinal, estamos falando de cores e tons, e analogias sexistas a esse pequeno detalhe de fato não fazem sentido algum.

Em um catalogo de roupas infantis de 1918, a cor inclusive era sugerida como algo que combinava especialmente com os garotos, uma vez que era um tom marcante, apaixonante e que também derivava do vermelho.

Não se sabe exatamente quais foram os fatos ocorridos que resultaram na deturpação e segregação dessa cor, mas acredita-se que o fato dos homossexuais serem vestidos com essa cor, dentro dos campos de concentração durante a segunda guerra, tenha contribuído para essa construção.

5- Bolsas

05

Antigamente, muito antes dos bolsos ou mochilas existirem, os homens assim como os escoceses tradicionais usavam desse utensilio para carregar aquilo que fossem precisar.

Atualmente é até existem modelos desse acessório voltado exclusivamente para os homens, mas homens de bolsa ainda não é algo comum ou se quer encarado com naturalidade.

6- Maquiagem

06

A maquiagem e o ato de se maquiar é muito mais antigo do que muitos imaginam, no Antigo Egito por exemplo, a maquiagem era utilizada para proteger a pele dos intensos raios do sol, e na nobreza e o próprio faraó Tutancâmon, utilizava delineados em seus olhos para representar o seu poder divino na terra, ao relembrar através de seus traços escuros o olho de Rá.

Na Europa do século XVIII as coisas não eram assim tão diferentes, e para os homens da nobreza a maquiagem também era fundamental, uma vez que era considerado extremamente nobre o fato de ter o rosto coberto por pó branco e bochechas rosadas.

E então queridos leitores, vocês podiam imaginar que todas essas coisas que são verdadeiros símbolos femininos, já foram em outra época simplesmente o contrário? Conta pra gente aqui em baixo pelos comentários quais desses itens mais te surpreendeu!

Próxima Matéria
Karen Batista
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+