6 maneiras que os celulares mudaram o mundo para melhor

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      02/09/15 às 18h58

Em um mundo em que as pessoas tem mais acesso a celulares do que qualquer outro tipo de aparelho, temos que perguntar: O que eles mudaram em nosso cotidiano? Eles estão realmente fazendo a diferença? Essa pergunta seria muito óbvia! Com a praticidade e rapidez que ele oferece, tudo ficou muito mais fácil. Eles fazem total diferença.

Não podemos negar que nossas vidas se tornaram mais dinâmicas, eficientes e práticas. Com apenas um clique você pode viajar, comprar algo que deseja, mudar o destino de um lugar, fazer um pedido, rever amigos de anos e conhecer o grande amor da sua vida. São inúmeras funções que o celular traz à nossas vidas. E quem diria que um aparelho tão pequeno poderia mudar o mundo?

Veja as 6 maneiras que os celulares mudaram o mundo para melhor. E descubra porque ele é um aparelho internacionalmente amado e viciante!

Economia e segurança

1437159147851Grande parcela da população ainda não tem acesso aos serviços financeiros, dentre eles, depósitos diretos, cartão de crédito ou conta poupança. Imagine uma cidade que não tenha seu banco? Você já deve ter passado por isso alguma vez. Graças aos telefones celulares, as transações digitais podem ser feitas. Mais barato e mais seguro do que pagar com o dinheiro ou poupá-lo.

Você fica muito mais seguro quando realiza uma transição digital ao invés de ir até seu banco. Sem risco de ser assaltado e mais praticidade para você. Já conferiu sua conta hoje?

Salva vidas

aaServiços simples realizados por meio de aparelhos celulares podem salvar vidas. Como os telefones celulares tornaram-se comuns no mundo em desenvolvimento, surgiu o programa "mHeartle" (saúde móvel). Esse programa conecta comunidades remotas com serviços de saúde e perícia, todos conduzidos usando telefones celulares.

Os trabalhadores de saúde das zonas rurais da África usam os celulares para manter contato com os médicos especialistas, que ajudam a resolver os problemas críticos de saúde. Isso ajuda a trabalhadores de campo determinar o que é tratável no campo, e identificar os pacientes que podem precisar  ser levado para um hospital.

O SMS usa mensagens de texto para ajudar a entregar em comunidades remotas medicamentos contra a malária. Usando mensagens de texto simples, o programa ajuda a obter medicamentos contra a malária para as pessoas que precisam, e controles sobre os níveis de estoque para evitar o esgotamento. Além disso não podemos esquecer que o celular auxilia no resgate de sequestros, que já salvou inúmeras vidas.

Conectam ao mundo

getty_82148694 De acordo com o Banco Mundial, três quartos das pessoas na Terra tem acesso a um telefone celular. Há agora pelo menos 6 bilhões de assinaturas de telefones celulares ativos , acima dos 1.000 milhões no ano de 2000 - e 5.000 milhões delas estão em países em desenvolvimento. Por isso a afirmação que os celulares mudaram o mundo é totalmente válida! Eles foram concebidos para a comunicação.

O celular tem o poder de interagir, conectar as pessoas a milhares de quilômetros e a longo ou curto prazo, você decide! Podemos nos comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo, clicar nossos melhores momentos e enviar para qualquer pessoa no mundo todo. Viva o pode da instantaneidade!

Cria novos mercados

1Implantado em Bangladesh, Cellbazaar é uma maneira de colocar ou responder anúncios sobre todos os tipos de produtos e serviços. Assim como Craigslist - rede de comunicações online que disponibiliza anúncios gratuitos aos usuários, também é grátis. Fantástico, não?

Além dos aplicativos que você pode ter no seu aparelho para vender, trocar, comprar. As pessoas criam laços profissionais através dos celulares. Usam do aparelho para a divulgação de suas marcas, promovem eventos. Uma profissão comum que o celular trouxe é: desenvolvedor de aplicativos. O cidadão cria o desenvolvimento de aplicativos para grandes marcas e empresas.

Encontrar trabalho

2Além de todas essas funções o celular nos ajuda a encontrar empregos. Isso mesmo! Arrumar um emprego com um simples toque no celular: isso é possível com aplicativos que facilitam a vida de quem busca uma vaga no mercado de trabalho. A ferramenta ajuda também as empresas a escolher o profissional mais adequado.

De acordo com o Banco Mundial, os telefones celulares tem ajudado as pessoas na Palestina encontrar um trabalho. Segundo informações da imprensa: " Na Palestina, o serviço JobMatch de Souktel ajuda os jovens a encontrarem empregos. Graduados universitários que usam o serviço relataram uma redução no tempo gasto à procura de emprego, de uma média de doze semanas para uma semana ou menos, e um aumento dos salários de até 50 por cento".  O serviço está funcionando desde 2006 e tem ajudado milhares de pessoas a encontrarem um trabalho.

Ajudam agricultores e comunidades

oi

O uso dos telefones celulares aumenta a velocidade do fluxo de informações dentro da rede e permite que os agricultores e trabalhadores rurais respondam melhor aos desastres naturais como epidemias, decisões sobre o plantio e colheita. Estes são fatores chaves para o sucesso econômico das comunidades rurais - que buscam informações sobre o que plantar, quando colher e quanto vender.

Não há dúvidas dos benefícios que esses aparelhos nos trazem. A tendência é que essa tecnologia aumente cada vez mais, e que seja para um mundo melhor!

Fonte: MentalFloss 

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+