Recentemente, a apresentadora Xuxa Meneghel, em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, relembrou momentos cruciais de sua carreira. Durante o programa, Xuxa falou sobre os preconceitos que viveu por ser mulher e por ter namorado Pelé. Em meio a conversa, Xuxa abordou também o fato de ter sido bombardeada por inúmeros julgamentos. Afinal, ao longo de sua trajetória profissional, a apresentadora sempre expôs parte de sua vida privada.
Por ter sido uma entrevista tocante, a Fatos Desconhecidos resolveu compilar os tópicos mais polêmicos que a apresentadora trouxe à tona. Confira, então, quais são eles.
1 – Modelo
Em um determinado momento da entrevista, Xuxa relembrou os tempos em que trabalhava como modelo e que, por conta disso, muitas pessoas achavam que ela também era prostituta e acompanhante de luxo. De acordo com a apresentadora, um xeique chegou a oferecer uma quantia alta de dinheiro durante um trabalho para Xuxa sair com ele. “O machismo era muito forte nos anos 80. Quando eu comecei a trabalhar, eles me viam assim: se eu sou loira, se eu sou modelo, eu sou uma prostituta”.
2 – Racismo
Um dos pontos mais polêmicos abordado por Xuxa foi o namoro com o Pelé. A apresentadora namorou o ex-jogador de futebol por seis anos. De acordo com a apresentadora, enquanto estavam juntos, o racismo era constante.
“Quando comecei a namorar o Pelé, teve uma época em que as pessoas falavam assim, tinha até piada, que diziam: ‘Qual é a diferença entre a Xuxa e o chuchu? É que a Xuxa era comida de preto rico e chuchu era comida de preto pobre'”.
Segundo apresentadora, a brincadeira, além de ser racista, também a desvalorizava. Para Xuxa, a pior parte era esse tipo de brincadeira ser vista como normal.
3 – Paquitas
A apresentadora também falou sobre as famosas paquitas. Segundo Xuxa, naquela época, as paquitas tinham que seguir um determinado padrão de beleza. “Era uma coisa que eu não queria. Quando elas vinham com os cabelos pretos ou castanhos, eu pedia muito que não mudassem a cor. E elas acabavam fazendo isso porque viam que tinha mais espaço para as meninas loiras. Era como se fosse a boneca Barbie. Não tinha boneca Barbie morena ou negra na época. Só tinha loira. Não é legal colocar isso só no meu colo”.
4 – Abusos
A apresentadora nunca escondeu que foi abusada sexualmente quando era criança. E, para Xuxa, falar sobre o tema sempre foi difícil. Mesmo assim, Xuxa colocou novamente o assunto em pauta. O motivo? Conscientizar as pessoas sobre o perigo e dar suporte para quem já passou por isso.
5 – Exploração infantil
O polêmico filme “Amor Estranho Amor”, de 1982, também veio à mesa. Nele, Xuxa faz uma cena erótica com um ator cujo personagem era menor. A apresentadora lembrou que a produção cinematográfica era ficção. Além disso, Xuxa aproveitou a ocasião e convidou os telespectadores a debaterem sobre um dos temas que o filme aborda, a exploração sexual infantil.
6 – Envelhecimento
Guerreira e altamente profissional, Xuxa, hoje, valoriza o envelhecimento natural. E nota-se que a apresentadora é realmente contra as intervenções estéticas. Em suas redes sociais, a apresentadora publica fotos sem filtro, validando o corpo como é, sem vergonha das rugas e marcas de pele.