Curiosidades

7 alimentos que podem te matar

0

Você costuma se alimentar bem? Sabemos que tudo em excesso faz mal… Não importa o quanto seja benéfico para nossa saúde. É algo que está em nosso consciente desde pequenos mas em alguns casos, ainda temos a mania de exagerar, principalmente com alimentos que contem açúcar, por exemplo. Portanto, é sempre bom ter o máximo de cuidado possível… Quantidades exageradas de açúcar podem provocar cáries dentárias. Sem contar que estudos recentes mostraram que ele também é capaz de gerar dependência.

A grande questão é que devemos ter cuidado com tudo aquilo que vai em nosso prato. Muitos alimentos que temos o costume de consumir diariamente podem até mesmo ser fatais! Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 alimentos que podem te matar. É claro que grande parte deles podem trazer inúmeros benefícios para sua saúde, mas não ouse exagerar…

1 – Laranja

“O que? Como as laranjas podem estar nesta lista?”, você se pergunta. Bem, sabemos que elas fazem parte de alimentos essenciais para nossa saúde, visto que são ricas em vitamina C, muito importante para diversas funções de nosso organismo. Nos trazem benefícios a exemplo da regulação da pressão arterial, diminuição de colesterol, prevenção de doenças renais, dentre tantos outros. No entanto, o que poucos sabem é que a sobredosagem dessa vitamina em nosso organismo pode fazer muito mal, sendo capaz até mesmo de provocar uma overdose.

Para que isso aconteça, seria preciso consumir uma dose única em cerca de 20 a 30 vezes a mais do que se indica para o consumo diário. Seria o mesmo que consumir aproximadamente 11 mil laranjas de uma vez… Embora seja humanamente impossível, fica o alerta quanto a vitamina C.

2 – Polvo

Não se preocupe, não estamos falando de qualquer polvo, mas sim quando se consome o animal vivo. Sim! Tem quem faça isso! Em algumas partes do mundo este é um prato considerado tradicional. Mas vamos lá, esta é uma prática extremamente perigosa, visto que as ventosas do animal podem grudar em sua garganta, provocando asfixia. Já imaginou?

3 – Raiz da mandioca

Sem dúvida, este é um dos alimentos mais amados do povo brasileiro, conhecido por diversos nomes. Bem, a verdade é que se deve tomar muito cuidado. A forma bruta do alimento contêm uma substância tóxica chamada linamarina.  Ao entrar em contato com nosso suco gástrico, libera o ácido cianídrico, podendo ser considerado como um verdadeiro veneno para nós. É claro que os processos culinários, quando bem feitos, eliminam qualquer risco que a raiz poderia representar. Mas caso contrário, realmente pode matar.

4 – Baiacu

Também muito conhecido por nós como peixe-balão, é considerado como uma iguaria em diversas partes do mundo, incluindo regiões brasileiras. O preparo do peixe deve ser feito de forma extremamente cuidadosa, visto que ele é cheio de toxinas. Caso não seja feito de forma adequada, consumir o alimento pode realmente ser fatal para qualquer ser humano.

5 – Tomate

Então, mais uma vez você se pergunta o que isso está fazendo aqui… Bem, tomates são alimentos que estão todos os dias na mesa de milhares de brasileiros, compondo saladas e até mesmo alguns temperos. A fruta em si não nos causa malefícios, o real problema está em seus caules e folhas.

Neles podemos encontrar uma substância chamada de glicoalcalóide, que estão envolvidos nos mecanismos de defesa de várias plantas, mas atuam como um veneno em nosso organismo. É comum que muita gente utilize as folhas do tomate nas saladas, para dar aquele toque especial. Esta não é uma atitude nada recomendada!

6 – Amendoim

Muitos são os casos de pessoas que tem alergia ao amendoim. A grande questão aqui é que eles podem provocar anafilaxia, uma reação alérgica muito grave que, quando não tratada, pode ser fatal. Pode provocar a obstrução das vias aéreas e na pior das hipóteses, até mesmo a perda de consciência. Por isso, é muito importante se atentar aos alimentos que você está consumindo!

7 – Maçã

Claro, maçãs são extremamente saudáveis, mas também sabemos que tudo em excesso faz mal. No entanto, o principal problema aqui são suas sementes. Elas contem amigdalina, um composto de açúcar e cianeto que quando passa pelo processo de metabolização em nosso organismo, pode fazer muito mal. É claro que podemos lidar com baixos teores desse composto, mas em excesso pode provocas diversos problemas. Portanto, o melhor é não comer as sementes da fruta, mas se fizer isso por engano, também não precisa entrar em desespero!

E então pessoal, o que acharam? Sabiam que esses alimentos poderiam matar? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Akira Toriyama revela como teve a ideia de criar Dragon Ball

Artigo anterior

7 razões pelas quais todo mundo precisa visitar Cartagena

Próximo artigo