• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

A estranha lenda do verme mortal da Mongólia

POR Mateus Graff    EM Terror & Sobrenatural      24/09/18 às 16h38

Hoje vamos falar de uma lenda da Mongólia, que apesar de ser chamada de lenda, é muito real para muitas pessoas. Estamos falando de uma criatura letal que foi citada em um romance de ficção científica da década de 1950, mas que muitas pessoas acreditam ser uma grande e mortal criatura bem parecida com um verme. Chamada de "verme mortal da Mongólia", pensa-se que o ser tenha vivido no Deserto de Gobi.

O biólogo britânico Karl Shuker escreveu um livro sobre esse assunto chamado O inexplicado: Um guia ilustrado para os mistérios paranormais do mundo. Uma das criaturas do seu livro é o tal verme. Dizem que ele tem 1 metro de comprimento, é vermelho e com espinhos em suas extremidades. Depois de pesquisarmos, a gente resolveu trazer para vocês o que se sabe sobre o "verme mortal da Mongólia".

O verme mortal da Mongólia

A lenda diz que essa criatura passa a maior parte do tempo sob a areia do deserto. Conhecido também como olgoi-khorkhoi pela comunidade local, essa criatura pode matar de várias maneiras assustadoras, como cuspindo veneno e até eletrocutando suas vítimas. Raramente visto e nunca fotografado, ele também foi mencionado em um livro de 1926, do paleontólogo Roy Chapman Andrews, que não acreditava na existência do animal, mas que mesmo assim notou que as histórias circulavam na Mongólia.

Muitos foram ao deserto da Mongólia atrás desse monstro. Inúmeras expedições foram feitas por pesquisadores e até por programas de televisão ao longo dos anos. Apesar das buscas, entrevistas com testemunhas oculares e até armadilhas, a criatura nunca foi vista.

Muitos que acreditam na sua existência reconhecem que não há provas concretas de que ela exista mesmo, mas acreditam que as lendas e histórias devem ter um fundo de verdade. Isso porque as descrições de diferentes lugares e épocas são muito semelhantes.

O que realmente pode ser?

Claramente essa criatura não seria um verme. É mais provável que seja uma grande cobra ou um lagarto sem pernas. Uma variedade de explicações já foram sugeridas, incluindo a de que talvez seja uma espécie de serpente identificada de forma errada. O consenso de especialistas diz que provavelmente essa criatura não exista e a crença seja baseada em avistamentos de algum tipo de réptil sem membros, como o lagartos Legless (foto abaixo) ou uma cobra.

Mas e as histórias do choque elétrico e do veneno? Cobras terrestres não podem causar choque elétrico, mas várias cobras podem cuspir veneno e causar danos, como cegar uma pessoa. No entanto, essas características baseiam-se não em dados concretos, mas em mitos e relatos.

É claro que é possível que tal verme exista, mas ainda nada foi provado. Pode ser que no próximo mês ou ano encontrem uma criatura que explique essa lenda, mas até agora estamos sem uma resposta concreta.

Agora queremos saber a sua opinião: você acha que tudo isso não passa de uma lenda ou realmente pode existir uma criatura misteriosa no deserto da Mongólia? Não esqueça de comentar aqui embaixo!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+