Uma família que passeava por uma praia ao norte de Auckland, na Nova Zelândia, foi surpreendida ao encontrar uma água-viva gigantesca. A medusa gigante pertence a ordem Semaeostomeae, e também é conhecida como água-viva-juba-de-leão, e pode chegar a medir 2,3 metros de diâmetro.
Eve e Adam Dickinson junto de seus dois filhos encontraram o exemplar da espécie na praia Pakiri, ao norte de Warkworth. “Elas (as águas-vivas) estavam em toda parte e ficamos muito surpresos. Então vimos esse enorme que parecia diferente de todos os outros. Nós passamos horas olhando para ele por causa de suas lindas cores e forma. Meu menino disse que lembrava um vulcão“, contou Eve.
Segundo contou a bióloga marinha da NIWA, Diana Macpherson, essa espécie de água-viva era muito comum de serem avistadas na região, principalmente durante os períodos mais quentes do ano. No entanto, é uma surpresa vê-las tão cedo (em setembro) por lá.
“Eles geralmente estão por aí durante a primavera e o verão, porque o plâncton começa a florescer, então, como resultado, eles também aparecem”, afirmou a bióloga. Eve ainda contou como ela e seus familiares ficaram impressionados ao ver o animal.
“Foi incrível! Nós viramos algumas outras (águas-vivas) que estavam na praia para ver se elas se pareciam com aquela gigante que encontramos, mas elas não eram iguais. Aquele era realmente grande”, contou Dickinson.