• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 animais que possuem habilidades e sentidos melhores os do ser humano

POR Toni Nascimento    EM Natureza      11/04/19 às 15h14

O ser humano é, talvez, o mais bem sucedido ser vivo do planeta Terra. Várias características somam-se para concretizar o nosso sucesso. Em primeiro lugar, a nossa habilidade de segurar e jogar coisas com o dedo polegar e indicador nos manteve distantes espacialmente das ameaças da natureza, e também desenvolveu o nosso cérebro. Em segundo, nossa habilidade de comunicação nos uniu em grupos, tornando a nossa sobrevivência mais viável. Em terceiro, nosso desenvolvimento permitiu que nos tornássemos os hóspedes de destaque do mundo. Ainda assim, isso não diminui as habilidades dos animais.

A verdade é que muitos animais (grande parte, mesmo!) possuem habilidades e sentidos muito melhores que os do seres humanos. Acontece que com os milhões de espécies que existem no planeta Terra, fica difícil superar uma por uma. As várias criaturas em todo o mundo fizeram adaptações surpreendentes que lhes permitiram sobreviver e prosperar em seus vários ambientes. Quer conhecer alguns animais assim? A Fatos Desconhecidos listou 7 animais que possuem habilidades e sentidos melhores as do ser humano.

1 - Força

O ser humano se vê como um animal de extrema força, porém, passa vergonha quando está diante de animais como a formiga, por exemplo. Mas outro exemplo interessante para se usar são os escaravelhos. Enquanto nós sofremos para puxar um peso menor do que o de nosso corpo, os escaravelhos conseguem levantar 1.141 vezes seu próprio peso corporal.

A força desses animais não é relativa ao seu peso ou tamanho físico. É relativo à área transversal de seus músculos. Isso significa que se você dobrasse o comprimento de um organismo, a seção transversal dos músculos aumentaria quatro vezes e seu volume e o peso aumentariam oito vezes. No entanto, um organismo mais longo não desenvolverá os músculos proporcionalmente mais fortes necessários para compensar a força perdida.

2 - Velocidade

Vamos para um exemplo prático: Usain Bolt alcançou a velocidade de 44,72 quilômetros por hora em uma corrida de 100 metros. Um guepardo consegue dobrar essa velocidade em três segundos.

O falcão-peregrino pode chegar a 355 quilômetros por hora. Esta criatura incrível supera quase todos os picos da inovação humana. É uma questão de necessidade. Para interceptar sua presa no céu, o falcão-peregrino deve mergulhar em velocidades notáveis. A combinação de penas finas, asas pontiagudas e corpo aerodinâmico permite tais velocidades.

3 - Produtividade

O ser humano não é o mais produtivo dos animais, sendo que existem outras espécies que são feras nisso. Um exemplo são as abelhas operárias, que são capazes de produzir quase o tempo todo de suas vidas, dia e noite, apenas com pausas para o almoço.

As formigas são um exemplo de uma espécie duramente pressionada. Como comunidade, todo membro deve preencher um papel. Alguns defenderão sua colônia, alguns coletarão alimentos e alguns até invadirão e escravizarão outras colônias de formigas. Não só é um trabalho árduo, mas é exigente e demorado. A maioria delas dorme de 3 a 4 horas por dia, apenas. No resto do tempo, elas trabalham.

4 - Visão

O ser humano pode ter desenvolvido telescópios tecnológicos capazes de enxergar a longas distâncias, porém, alguns animais possuem isso naturalmente. Algumas criaturas, como pássaros, precisam de visão forte por motivos alimentares.

Eles precisam ver suas presas muito antes que as mesmas os vejam. A águia, por exemplo, pode ver quatro vezes mais do que a média humana. As águias mais fortes podem ver oito vezes mais. Estima-se que uma águia consiga ver um coelho a uma distância de até 5 quilômetros.

5 - Audição

Você pode até ter uma visão melhor do que a de um morcego, porém, fica muito atrás no quesito audição. Quando um morcego atravessa uma caverna, ele emite sons estridentes que saltam pelas paredes próximas. O animal usa essa informação para saber por onde não voar. Sim, os morcegos escutam para caramba.

6 - Inteligência

Quando o assunto é inteligência, realmente temos destaque. Acontece que isso não significa que somos os mais inteligentes. Um exemplo são os pombos-correio. Eles podem viajar mais de 1.770 quilômetros e encontrar o caminho de casa sem GPS ou sinalizadores. Eles podem usar uma estrutura de ferro em seus bicos para determinar sua posição geográfica em relação ao campo magnético da Terra.

Os elefantes também são surpreendentes. Eles podem usar o cheiro para criar um mapa mental de seus familiares. Os elefantes também podem te identificar pelo cheiro e cor das roupas.

7 - Aparência

Apesar de, às vezes, acharmos a aparência dos animais medonha, algumas costumam ser realmente incríveis. Galinhas e coelhos, por exemplo, são universalmente adoráveis. Os cientistas afirmam que isso se deve à sua semelhança com os bebês humanos: olhos grandes, rosto arredondado e estatura pequena.

Alguns animais, em contraste, são simplesmente surpreendentes. O "dragão azul" é uma maravilha da natureza, com dois lados de cores diferentes. Um lado corresponde à aparência da superfície brilhante do oceano prateado e o outro lado corresponde ao azul da água do oceano. Esta pequena criatura é capaz de capturar presas massivas.

E aí, o que você achou desses animais? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que adora o universo animal, aquele abraço.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Listverse  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+