História

7 Campos de concentração que existiam na Segunda Guerra Mundial

0

A segunda guerra que durou entre 1939 e 1945 foi o conflito mais abrangente de história com mais de 100 milhões de militares. O ponto inicial da guerra foi a invasão da Polônia pela Alemanha nazista.

Uma das principais coisas ligadas a esse conflito são os campos de concentração. Eles surgiram no século XVII como destino de prisioneiros de um determinado conflito e tomaram proporções totalmente diferentes na Alemanha nazista. Foram utilizados para a dominação de grupos étnicos e minorias indesejáveis. e tiveram vários tipos e formas de campos como vemos nessa lista.

1 – Trânsito

Era um tipo de campo de extermínio que tinha o propósito, como seu próprio nome diz, transitar presos de um lugar para o outro. Normalmente os prisioneiros iam para esse campo era depois serem transportados para os campos de extermínio. Eles eram em sua maioria judeus e tais campos existiam em países ocupados pelos nazistas.

2 – Trabalho forçado

Esse tipo de campo de concentração era para que seus prisioneiros fossem obrigados a trabalhar sem nenhum descanso e recebiam o mínimo para sua sobrevivência. Alguns exemplos são os campos de Bor, na Sérvia, e Plazów, na Polônia.

3 – Extermínio

Esse é o tipo mais conhecido por todos. Os prisioneiros que iam para esses campos eram, claramente, sentenciados à morte. Somente uma pequena parte sobrevivia ou era levada para trabalhar.

4 – Campo no Brasil

Muito longe da Alemanha, aqui nas terras tupiniquins, também tinham seus campos de concentração. Na época que o Brasil rompeu com o dito Eixo, que era composto pela Alemanha, Itália e Japão, uma vila chamada Tomé-Açu no Pará era usada para prender principalmente japoneses e alemães. Esse campo de concentração foi desativado no final da guerra.

5 – Campo de mulheres

Quando pensamos em campos de concentração logo vem Auschwitz na cabeça, mas tão grande como a guerra foram os campos que existiam. Um campo quase nunca lembrado é o de Ravensbrück. Ele foi um campo de trabalho e no final de extermínio exclusivamente feminino. Diferente dos outros campos esse não era exclusivo de judeus, as mulheres presas eram prisioneiras politicas, ciganas, prostitutas ou quaisquer outras que a doutrina nazista considerasse indesejadas.

6 – Auschwitz

O mais lembrado de todos os campos fica no sul da Polônia e é o maior símbolo do Holocausto. A construção desse campo de concentração gigante foi pelas prisões em massa de judeus na Europa senda conquistada pelas tropas nazistas.

7 – Buchenwald

Esse campo era localizado no leste da Alemanha. Era um campo voltado para a produção de armamentos realizados com trabalho forçado daqueles ditos inimigos do nazismo. Eram então levados para lá comunistas, judeus, testemunhas de jeová, ciganos e homossexuais.

7 pessoas que se processaram

Matéria anterior

10 jogadores da Copa do Mundo que se parecem com celebridades

Próxima matéria

Mais em História

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.