• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 cavernas mais perigosas do mundo

POR Isabela Araujo    EM Curiosidades      16/07/18 às 14h56

Caverna, gruta ou furna são todas as cavidades rochosas com dimensões que podem ser acessadas pelos seres humanos. As maravilhas subterrâneas espalhadas pelo mundo são destino de muitos turistas. As cavernas possuem aspectos únicos formados pela natureza. É possível encontrar uma grande variedade biológica como lagos, praias, geleiras, animais e florestas.

Apesar de exuberância, algumas cavernas podem ser bastante perigosas e todo cuidado é pouco para explorá-las. A presença de guias é bastante importante durante os passeios, mas vale a pena ir atrás de informações da caverna em que irá visitar e avaliar bem os possíveis riscos durante o passeio.

1 - Caverna de Gelo, Rússia

Um dos patrimônios naturais da humanidade, essa caverna apresenta forte atividade vulcânica e sísmica (em 2003, um terremoto de magnitude 6,5 graus na escala Richter abalou a península). A caverna se originou graças ao vulcão Mutnovsky e possui aberturas que podem liberar calor e gases vulcânicos. A caverna de gelo se estende por quase 1 quilômetro e foi por muito tempo utilizada para testes de alcance e precisão de mísseis.

2 - Caverna de cristais, México

Localizada em Chihuahua, a caverna possui cristais que chegam a 11 metros de altura, 4 de diâmetro e pesam cerca de 55 toneladas. Para visitar o local é preciso suportar uma temperatura de 50 graus celsius, uma umidade que varia de 90 a 100% e pequenos cristais que podem machucar bastante em casos de quedas ou escorregões. Esses cristais são resultado da emanação hidro-térmica das camadas magmáticas. É imprescindível o uso de equipamentos para o acesso a caverna.

 3 - Caverna Ellison, Estados Unidos

A caverna vertical localiza-se no Condado de Walker, na Montanha Pigeon, Planalto dos Apalaches, no noroeste da Geórgia. Possui diversos salões subterrâneos verticais, incluindo as duas covas mais profundas dos Estados Unidos: a Fantastic (179 m ou 586 pés) e a Incredible (134 m). A caverna é tão perigosa que é explorada apenas por espeleólogos experientes. As seções verticais da caverna requerem amplo conhecimento e prática de escalada com corda, incluindo a prática em cordas pesadas e em ambientes úmidos.

4 - Soon Dong, Vietnã

Essa caverna é considerada a maior do mundo. Localizada a 280 quilómetros ao sul da capital Hanói, no parque nacional vietnamita Phon Nha-Ke Bang, no Vietnã. Ela foi descoberta em 1991 por um fazendeiro local, embora as primeiras pessoas que realmente exploraram a caverna foram especialistas britânicos em 2009. Em 2013 a caverna foi visitada por turistas pela primeira vez. Esse gigante mundo subterrâneo é tão incrível, que contém sua própria selva, rio, lagos, florestas e praias. As visitas à caverna têm a duração de 7 dias e o custo por pessoa é cerca de 2.300 dólares. Os visitantes podem passar suas noites de acampamento dentro da caverna.

5 - Cavernas de Vatnajokull, Islândia

Essas magníficas cavernas de cristal ficam no parque Nacional Vatnajökull. Situadas abaixo da maior geleira da Europa, as cavernas podem ser acessadas somente no inverno, entre os meses de novembro a março, quando as temperaturas chegam até os 60 graus negativos. O passeio começa no vilarejo de Fagurhólsmýri e pode ser reservado pela Internet.  Essa caverna é considerada perigosa pois as geleiras estão constantemente se quebrando e se alterando.

6 - Antelope Canyon, Estados Unidos

O Antelope Canyon é um desfiladeiro exuberante, localizado no estado americano do Arizona, em território Navajo. O Canyon mede 150 metros de altura e é um dos cânions estreitos mais visitados do Sudoeste americano. Para visitação, é necessário a presença de um guia, visto que há perigos de inundações, as quais não são previstas.

7 - Waitomo Glowworm, Nova Zelândia

Localizadas a cerca de 200 km ao sul de Auckland, as cavernas Waitomo são um conjunto de cavernas de rocha calcária, originadas há mais de 30 milhões de anos. Elas são compostas por restos de fósseis como esqueletos de peixes, corais e conchas. As principais cavernas são a Caverna de Waitomo Glowworm, a Caverna de Ruakuri, a Caverna de Aranui e a Caverna de Gardner, conhecidas pelas suas estalactites e estalagmites.  Os visitantes do lugar conseguem visualizar milhares de insetos e vermes luminosos chamados "glowworm".

Próxima Matéria
Isabela Araujo
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+