Curiosidades

7 cervejas e cervejarias criadas por mulheres

0

cerveja é, sem dúvidas, uma bebida de preferência nacional. A maior parte dos brasileiros adora saborear aquela cervejinha. Seja no barzinho, em casa, com os amigos ou seja lá do jeito que for. Enfim, a cerveja é extremamente popular e seu consumo consciente pode ser muito benéfico para a saúde.

Em suma, de todas as formas de álcool, a cerveja é a mais duradoura e popular. Sua primeira fabricação foi há milhares de anos. E desde as civilizações antigas, ela vem resistindo ao tempo e sendo consumida por milhares de pessoas ao redor do mundo.

A receita água, lúpulo e fermentação de algum cereal maltado é a base da bebida. Como ela é uma das bebidas mais consumidas no mundo tem um dia para chamar de seu. No dia seis de agosto se comemora o Dia Internacional da Cerveja como uma homenagem a todos que a fabricam e aos que a servem.

O mercado cervejeiro está em ascensão. E segundo o Anuário da Cerveja de 2020, aconteceu um aumento de 14,4% de cervejarias registradas no Brasil com relação ao ano anterior. Ao todo existem 1.383 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). E cada estado da União tem pelo menos uma cervejaria.

Cerveja

Esse sucesso é tão grande que, pelo menos, 04 novas cervejarias abriram em 2020 mesmo com a pandemia do COVID-19 que acabou fechando várias outras empresas.

No entanto, o mercado cervejeiro também é pouco diverso. De acordo com o 1° Censo das Cervejarias Independentes Brasileiras 2019, do DataSebrae, aproximadamente 89% das cervejarias nacionais são comandadas por homens em comparação com 11% comandadas por mulheres.

Contudo se engana quem acredita que mulheres não entendem de cerveja. Atualmente existem várias mestres-cervejeiras que fabricam, ensinam a respeito, discutem e avaliam as melhores cervejas produzidas. Mostramos aqui algumas cervejarias e cervejas criadas por mulheres.

1 – Goose Island Sisterhood

A Goose Island Sisterhood foi criada em 2017 por Beatriz Ruiz. Ela é gerente de conhecimento cervejeiro da Ambev e criou a cervejaria que conta com a participação de mulheres em todos os processos de produção.

Além disso, cada uma das cervejas da confraria tem o nome de uma mulher importante na história do Brasil. Algumas se chamam Carolina, Enedina, Nísia, Helô, Kitty, Giu, Sueli e Luz. A Goose Island Sisterhood também oferece um curso que ensina as mulheres a fazerem cervejas caseiras.

2 – Cervejaria Dádiva

Luiza Lugli Tolosa criou essa cervejaria em 2014. Segundo a própria cervejaria, eles criam suas bebidas com ingredientes novos o que produz varias cervejas especiais.

A Cervejaria Dádiva foi considerada duas vezes a melhor cervejaria do Brasil. Além disso, suas cervejas artesanais são referência de sabor.

3 – Maria Bravura Cervejas Especiais

Em 2016, a psicóloga Maria criou essa cervejaria. Ela tem receitas diferentes e caseiras de cervejas artesanais. E a missão da Maria Bravura Cervejas Especiais é fortalecer duas coisas essencialmente femininas, que são a cerveja e a mulher.

4 – Cerveja Macuco

A Macuco é uma cervejaria que foi criada em 2016 por Mica e Nanda. Elas tem uma produção em pequena escala e prezam pelo fortalecimento da identidade brasileira. Principalmente das cervejas artesanais que são feitas com ingredientes selecionados, como por exemplo, frutas nacionais.

5 – Japas Cervejaria

O trio de mulheres nipônicas, Maíra Kimura, Yumi Shimada e Fernanda Ueno, criou a Japas Cervejaria. Essa cervejaria tem o objetivo de resgatar as origens japonesas e busca representar a união entre o Brasil e o Japão através da cerveja.

A cultura nipo-brasileira não é apenas representada nos sabores e aromas diferentes. A identidade visual da marca também resgata e valoriza essa ancestralidade.

6 – Cervejaria Teresense

A engenheira e mestre-cervejeira Luana Hoffmann criou essa cervejaria em 2019. Contudo, quem está à frente de toda a cadeia de produção é  Luana. Atualmente, a Cervejaria Teresense é uma das maiores cervejarias do estado do Espírito Santo.

7 – Femme Cerveja Artesanal

Ranny de Souza criou essa cervejaria paraibana em 2017. É ela também que faz todas as receitas das cervejas. E  missão da Femme Cerveja Artesanal é ressaltar o protagonismo feminino, tanto na produção e no consumo da cerveja.

6 hábitos que aceleram o processo de envelhecimento

Artigo anterior

Essa garota acenava todos os dias para um policial até que ele resolveu checar sua casa

Próximo artigo