• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas chocantes que você não sabia sobre a Copa do Mundo

POR Mateus Graff    EM Copa do Mundo      28/06/18 às 19h54

A Copa do Mundo é uma competição internacional de futebol que ocorre a cada quatro anos. Essa competição, criada em 1928 na França, é sediada em um país diferente a cada edição. De quatro em quatro anos, até que não gosta de futebol entra no ritmo da Copa e acaba adorando esse clima. Mas o quanto você sabe sobre a Copa do Mundo?

Hoje resolvemos trazer para vocês alguns fatos chocantes sobre esse evento. São curiosidades que poucos sabem, são fatos horríveis e acontecimentos que a mídia não nos passa com tanta clareza assim. Então, caros leitores, confiram agora a nossa lista com as 7 coisas chocantes que você não sabia sobre a Copa do Mundo:

1 - Uma equipe foi atingida por um raio?

Na Copa do Mundo Feminina de 2011, um técnico norte-coreano deu uma desculpa um tanto esfarrapada. Os coreanos perderam por 2 a 0 para os EUA. O técnico Kwang Min Kim jurou que havia uma boa explicação para o fracasso do time. Ele afirmou que metade do time tinha sido atingido por um raio e isso fez com as jogadoras fossem derrotadas. Realmente no dia do ocorrido houve uma tempestade em Pyongyang, mas é bem improvável que metade do time tenha sido atingido pelo tal raio.

2 - Copa do Mundo fascista

Você já ouviu falar da Copa do Mundo de 1934? Para quem não sabe, essa Copa foi realizada Itália, quando Mussolini estava no poder há 12 anos. Reza a lenda que além de Mussolini ter usado a Copa do Mundo como um veículo de propaganda do regime fascista, pelo que parece ele também deu seu jeitinho de levar a taça para casa.

A história conta que Mussolini usou táticas como suborno e intimidação para vencer a Copa do Mundo de 1934. Os árbitros fizeram apelos favoráveis à Itália em seus jogos e ajudaram as piores equipes a vencer para que a Itália não tivesse oponentes fortes. O resultado? A Itália venceu o torneio, mas a Copa do Mundo ficou manchada na história.

3 - Ataques terroristas

O grupo terrorista Boko Haram faz coisas terríveis com os negerianos há alguns anos. Apesar de terem matado pessoas de várias maneiras terríveis, eles aproveitam lugares externos com muitas pessoas para fazerem ataques. Um desses terríveis ataques aconteceu durante a Copa do Mundo de 2014.

No caso, uma enorme multidão se reuniu para assistir o México jogar contra o Brasil. O Boko Haram detonou explosivos nas proximidades, matando 21 pessoas e ferindo outras 27. Infelizmente a tática do Boko Haram está funcionando e as autoridades estão cancelando todos as exibições de futebol em público por motivos de segurança.

4 - Assistir partidas mata pessoas

Mata, mas não igual ao item anterior. É incrível como os torcedores de futebol levam um jogo tão a sério. Eles se estressam, gritam, brigam, comem e bebem. Mas sabia que muitos estudiosos alertam sobre os perigos de assistir um jogo de futebol?

Um estudo descobriu que, em 1998, internações hospitalares por ataques cardíacos aumentaram em 25% no dia de um intenso jogo da Inglaterra contra a Argentina. O jogo decisivo das oitavas de final acabou indo para os pênaltis, com um empate em 2 a 2 em tempo normal. O vídeo acima mostra um pouco como foi a emoção desse jogo histórico.

5 - Trabalhadores estão morrendo por causa da Copa do Mundo de 2022

A Copa do Mundo não acontece apenas em um mês, na verdade, o planejamento de um país que sedia a Copa leva mais que 4 anos. Mas o ponto que queremos chegar é que pessoas morrem e se ferem durante os projetos de construção. A Copa do Mundo de 2022 vai acontecer no Catar, mas não está sendo nada agradável para muitas pessoas.

Os trabalhadores migrantes no Catar trabalham sob condições terríveis. O salário é baixo, eles dormem em lugares com péssimas condições e não podem sair do país sem um visto de saída aprovado pelo empregador.

Ah, podemos citar também as longas horas de calor inimaginável. A Australian Broadcasting Corporation diz que as condições são tão ruins que a Human Rights Watch pediu novas leis para impedir que as pessoas sejam mortas apenas pelas temperaturas.

6 - O Brasil também teve estádios em colapso

Claro que o Brasil estava muito mais preparado do que o Catar para receber a Copa do Mundo, mas ainda assim foi preciso reformar ou construir novos estádios. Quando é gasto milhões em um estádio, espera-se que ele ao menos fique em pé. Mas não foi isso que aconteceu em 2013, durante um acidente na Arena Corinthians.

No dia em que um guidaste caiu, uma enorme estrutura metálica de 500 toneladas acabou matando duas pessoas. Mas poderia ser pior pelo fato do acidente ter acontecido na hora do almoço e havia poucos trabalhadores no local.

Outros estádios também tiveram problemas antes da Copa, como o estádio Estádio Nacional Mané Garrincha de Brasília que alagou em um jogo de futebol feminino do Chile e Brasil. O estádio custou nada mais nada menos que 1.204 bilhões de reais. "Pode uma coisa dessas, Arnaldo?"

7 - Torcedores já morreram por exagerar na comemoração

Fiquem tranquilos pois não estamos falando de brigas de torcida e nada do tipo. Bom, só para vocês terem uma ideia, segundo um estudo, os ingleses gastaram cerca de 28 milhões de libras em álcool durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Mas alegria exagerada pode trazer sérias consequências.

Vamos relebrar então do ocorrido na Argélia, em 2013. A seleção da Argélia havia acabado de se classificar para a Copa do Mundo no Brasil. Era a quarta vez que a seleção da Argélia garantia um lugar na Copa, e isso deixou os argelinos completamente malucos. Eles festejaram, e festejaram, mas alguns acabaram passando dos limites.

Aconteceu de tudo por lá, mas os acidentes de carro chamaram a atenção. Entre muitos acidentes de carro naquela noite, alguns deles foram mortais. Em um dos casos, por exemplo, 3 crianças de 10, 3 e 8 anos acabaram parando no hospital. Ao final das comemorações, 240 pessoas ficaram feridas e 12 mortas.

E aí, você já sabia de todos esses fatos chocantes sobre a Copa do Mundo? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+