• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que acontecem com seu corpo quando você caminha 15 minutos por dia

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      22/08/18 às 17h57

O nosso corpo às vezes "pede" exercícios físicos e caso você seja sedentário, talvez seja hora de começar a pensar em formas de se exercitar. Não é nenhum segredo que fazer exercícios físicos é fundamental para ter saúde, certo? Bom, pois fique você sabendo que um dos exercícios mais simples pode te ajudar a ter uma saúde melhor.

Estamos falando da caminhada. Talvez possa parecer que que não, mas acreditem, fazer apenas 15 minutos de caminhadas diárias pode melhorar sua vida drasticamente. Duvida? Então confira agora a nossa matéria com as 7 coisas que acontecem com seu corpo quando você caminha 15 minutos por dia:

1 - Combate a insônia

A caminhada faz com que o nosso corpo produza mais adrenalina, deixando o corpo mais disposto na hora do exercício. Contanto que a caminhada não seja feita horas antes de ir dormir, ela pode sim melhorar a qualidade do nosso sono. Depois de gastar energia, obviamente o nosso corpo precisará de repouso e isso fará com que o sono seja melhor.

2 - Sensação de bem estar

Caminhar pode melhorar a nossa saúde mental, principalmente quando é feita em lugares bem arborizados. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido, fazer exercícios em parques, por exemplo, melhora o nosso humor e a autoestima.

O estudo também diz que além da caminhada, ciclismo, jardinagem e pesca são outros exercícios que, quando praticados no meio da natureza, trazem o mesmo benefício.

3 - Nossos pulmões ficam mais eficientes

Fazer caminhada diariamente faz com que o nosso pulmão receba muitos benefícios. Quando você pratica tal exercício (principalmente no meio da natureza), as trocas gasosas que ocorrem no pulmão são mais poderosas. Isso faz com que uma grande quantidade de impurezas saia do pulmão. Além disso, pode ser uma boa maneira (quando indicada pelo médico) de combater inflamações nas vias aéreas, como bronquite.

4 - Melhora a circulação

Um estudo da USP diz que a caminhada é capaz de reduzir a pressão arterial por um dia inteiro. Por quê? Quando praticamos o exercício, o fluxo do sangue aumenta e faz com que os vasos sanguíneos se expandam e diminuam a pressão. Mas não só a circulação recebe benefícios, as válvulas do coração trabalham mais e fazem com que a circulação de hemoglobina e oxigenação do corpo melhorem drasticamente.

5 - Combate das doenças cardiovasculares

Esse exercício ajuda a controlar a pressão sanguínea, sendo assim é uma prática de proteção contra derrames e até infarto. Os níveis de colesterol também são regulados, além de ajudar da diminuição da produção de gorduras ruins no corpo (que podem acumular nas paredes dos vasos sanguíneos) e no aumento da produção de HDL (colesterol bom).

6 - Controla o apetite

O estudo da Universidade de Exeter também revelou que as caminhadas podem ajudar a combater o vício em chocolate. A pesquisa analisou 25 pessoas que consumiam pelo menos 100 gramas de chocolate diariamente. As 25 pessoas foram "proibidas" de comer chocolate e separadas em dois grupos, um que fazia caminhada e outro não.

Os estudiosos perceberam que o estresse e o fato de não comer chocolate aumentavam a vontade de consumir o doce. Mas as pessoas que fizeram 15 minutos de caminhada por dia tiveram uma redução significativa do desejo de comer chocolate.

7 - Afasta a depressão

Você sabia que quando praticamos exercícios físicos o nosso corpo libera muita endorfina? Esse é o hormônio responsável pela nossa sensação de alegria e relaxamento. A caminhada faz com que o nosso corpo também produza o hormônio.

É claro que não são apenas 15 minutos de caminhadas que vão curar a depressão de uma pessoa, mas o exercício é fundamental para ajudar no tratamento. Bom, talvez a nossa matéria que ensina como ajudar um amigo com depressão possa te esclarecer melhor esse assunto.

Você sente preguiça na hora de fazer caminhada? Talvez esse vídeo do médico Drauzio Varella possa te ajudar a acabar de vez com essa preguiça:

Mas e você, sabia de todas essas vantagens de caminhar 15 minutos por dia? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+