• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que aconteceriam se os insetos não existissem no planeta

POR Bruno Destéfano    EM Natureza      24/04/19 às 18h08

Insetos são importantes devido à sua diversidade, papel ecológico e influência na agricultura, saúde humana e recursos naturais. O domínio dos insetos no mundo é imprescindível, inclusive, em muitos avanços da ciência. Os insetos criam a base biológica para todos os ecossistemas terrestres. Eles reciclam nutrientes, polinizam plantas, dispersam sementes, mantêm a estrutura e a fertilidade do solo. Além disso, controlam populações de outros organismos e fornecem uma importante fonte de alimento para outros táxons. Confira 7 coisas que aconteceriam se os insetos não existissem no planeta.

A maioria das principais pragas de insetos na agricultura são espécies não nativas que foram introduzidas em um novo ecossistema, geralmente sem seus agentes naturais de controle biológico. Os insetos desenvolveram características únicas no mundo animal que são uma surpresa para especialistas em biomecânica e bioengenharia, porque muitas são invenções recentes de seres humanos. Vamos à lista?

1. Desaparecimento de répteis, certos pássaros e rãs

Se você acha que os insetos só existem para incomodar com os zunidos e "mastigar" a alface de seu jardim, você está longe das verdades científicas. Quer dizer, não tão distantes assim. Algumas delas são, na verdade, destinadas a destruir colheitas, causar irritação na pele, além de picadas dolorosas e, pior ainda, espalhar doenças como a zika e a malária. Mas 90% deles não são apenas inofensivos, mas também benéficos para nós e para o planeta. Sem insetos, nós não sobreviveríamos.

Os seres humanos podem ser predadores da cadeia alimentar, mas os insetos são os únicos a manter essa cadeia funcionando de maneira integrada. Eles servem de alimento para alguns répteis, pequenos pássaros e rãs. Se todos os insetos desaparecessem, esses animais deixariam de existir também.

2. Ruptura do funcionamento da cadeia alimentar

Os animais que se alimentam de rãs e répteis seriam os próximos a morrer, e depois os que estão mais acima na cadeia. Eventualmente, essa ruptura iria chegar até os humanos. Se os insetos não existissem no planeta, provavelmente, não nem estaríamos aqui para contar história.

3. Extinção da flora

80% de toda a vida vegetal no planeta é composta de plantas com flores, o que significa que elas necessitam de polinização para se reproduzir. Insetos são aqueles que fazem isso acontecer, transferindo fisicamente o pólen de uma antera masculina para um estigma feminino. Você pode argumentar que pássaros e morcegos, até mesmo o vento, também podem polinizar. Mas a maior parte do trabalho é feita por abelhas, vespas, mariposas, borboletas e moscas. Sem eles, diga adeus para a maioria das plantas.

4. Perigo para os seres humanos (no caso, nós)

Isso também significa que não há comida para vacas, galinhas e a maioria dos peixes de água doce (todos os animais que nós, humanos, comemos). Não importa se você é um vegetariano ou um amante de carne, se os insetos desapareceram, você não teria chance de sobrevivência a longo prazo. É, se os insetos não existissem no planeta, estaríamos em maus lençóis.

5. Lixo orgânico em excesso

Você lentamente passaria fome em um planeta amontoado com pilhas de lixo orgânico. Porque não apenas os insetos alimentam pequenos animais e polinizam as plantas, mas também são importantes decompositores de material morto - das folhas aos cadáveres.

6. Não para por aí; a situação se agravaria dia após dia

E se os insetos não existissem no planeta? Dependendo de quais são as suas preferências alimentares, 50 a 90% da sua dieta provém dessas plantas com flores. Não haveria frutas, legumes, arroz e trigo.

7. Prejuízo irreversível na economia global

Os insetos têm uma importância econômica tremenda. Alguns insetos produzem substâncias úteis, como mel, cera, laca e seda. Sem contar que as abelhas foram criadas pelos humanos por milhares de anos para a produção do mel. O bicho-da-seda, consequentemente, afetou o desenrolar da história humana. Quando os chineses usavam minhocas para desenvolver seda, o comércio da categoria ligava a China ao resto do mundo. Insetos adultos, como grilos, bem como larvas de insetos, também são comumente usados ??como iscas de pesca.

Imagina se algo assim acontece? A cadeia alimentar é proporcionalmente equilibrado. Caso a balança "quebre", todos os seres viventes também são prejudicados. Gostou de saber um pouco sobre este cenário "apocalíptico"? Não deixe de comentar a sua opinião!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+