Ciência e TecnologiaCuriosidades

Por que os insetos voam em volta da luz?

0

É muito comum vermos na nossa casa e principalmente na fazenda milhares de insetos voando em volta de uma lâmpada. Os insetos parecem ficar hipnotizados com a luz e muitas vezes morrem ali mesmo. Mas por que diabos os insetos fazem isso? Será que eles têm medo do escuro ou simplesmente gostam da luz? Já foram criadas muitas explicações para isso.

Depois de fazermos uma pesquisa na internet, trouxemos a hipótese mais aceitável no mundo científico que pode explicar porque tantos insetos voam na direção da luz. Você tem ideia de qual explicação seria essa? A gente mostra para vocês nessa matéria.

Por que os insetos voam em volta da luz?

A hipótese mais aceitável é que os insetos ficam confusos. Como eles têm hábitos noturnos, é a luz da Lua que os orienta para onde ir. Sendo assim, quando eles veem uma lâmpada, confundem a lâmpada com a Lua. Por isso eles ficam voando em volta dela, sempre tentando corrigir a direção para onde têm que realmente ir. Os insetos ficam ali em loop até morrerem.

Suposta teoria do espectro de luz infravermelho

Lembrando que isso é apenas uma teoria, pois nunca foi confirmado por estudos. Essa teoria surgiu em 1950, vinda do entomologista Philip Callahan. No caso, o seu objeto de estudo foi a mariposa. Ele revelou que o espectro de luz infravermelho, emitido pela luz de uma vela, tem a mesma frequência de luz emitida pelas mariposas fêmeas. Para Philip, os feromônios eram luminescentes, apesar de seu brilho ser discreto. Por isso os machos são atraídos pela luz. “Eles ficam tão atraídos que morrem na tentativa de se reproduzir”, escreveu Philip.

Já o entomologista Jerry Powell, da Universidade da Califórnia, acha que a luz ultravioleta é muito mais atraente para insetos do que a infravermelha. Para ele não existe razão alguma para a luz UV atrair um inseto sexualmente, até porque essa luz não contém os mesmos comprimentos de onda que os feromônios.

Mas e você, sabia o motivo pelo qual os insetos sempre vão na direção da luz? Comente!

Conheça o peixe abominável que pode comer 10 vezes o seu peso

Matéria anterior

Esse episódio mostra porque não devemos mexer com animais selvagens

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications