• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre nebulosas, as nuvens de poeira espacial

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      24/04/19 às 18h04

Que o nosso universo é infinito e cheio de mistérios, não é novidade para ninguém. O universo é tudo o que existe fisicamente. É a soma do espaço e do tempo e as mais variadas formas de matéria, como planetas, estrelas, galáxias e os componentes do espaço intergaláctico. E o universo observável tem o raio de aproximadamente 46 bilhões de anos-luz.

universo é infinito e ainda muito desconhecido pelo homem. Uma coisa sabemos: ele é um lugar frio e escuro. Um planeta, para sustentar a vida, precisa ser extremamente sortudo. Ele precisa estar perto o suficiente de sua estrela natal para evitar o congelamento da água, e longe o bastante para que não se expanda.

Esse imenso campo negro, que é o universo, é um jardim feito para pesquisas e, por esse motivo, cientistas dedicam suas vidas à pesquisas que podem apresentar algo novo para o mundo. Os estudos já revelaram novos planetas, constelações incríveis, buracos negros capazes de engolir completamente o Sol e várias outras coisas. Existem ainda imagens capazes de tirar o fôlego até mesmo dos leigos sobre o assunto.

Nebulosa é uma palavra latina que significa nuvem. E quando falamos de nuvens, elas não são as mesmas que vemos nas estações chuvosas. No contexto espacial, as nebulosas são nuvens interestelares que são feitas de plasma, hélio, hidrogênio e poeira. Se você não sabia desse fato, listamos mais algumas curiosidades sobre nebulosas abaixo.

1 - Formação

Normalmente, as nebulosas são formadas por um colapso gravitacional de gases no meio interestelar. As partículas que colapsam tem sua própria atração gravitacional e se juntam para formar essas nuvens.

2 - Tamanho

Elas são nuvens, mas diferentes das que estamos acostumados a ver no céu. Elas são gigantescas e podem se estender por centenas de anos-luz. E um ano-luz é essencialmente a distância que a luz consegue andar durante um ano. Geralmente, a luz percorre uma distância de 300 mil quilômetros em um segundo. O que em um ano é 9.460.800.000.000 quilômetros.

3 - Berçários

A maioria das coisas que vêm, originalmente, vieram de algum lugar. As nebulosas, por exemplo, são vistas como berçários de estrelas do universo. Isso porque, normalmente, as estrelas se formam dentro das nebulosas.

4 - Formato

As nebulosas são gigantescas, mas que formato elas têm? As nebulosas têm miríades, ou seja, dez mil em termos de formas. Algumas se parecem com uma cabeça de cavalo, com um caranguejo, com uma borboleta ou até com olhos de gato.

5 - Tipos

Existem vários tipos de nebulosas. Existem as de emissão, as de reflexão que emitem a própria luz. Também temos as nebulosas escuras e planetárias.

6 - Escuras

As nebulosas escuras são tão densas que bloqueiam qualquer luz de estrelas. Essas nebulosas são observadas contra o pano de fundo da luz. Elas bloqueiam a luz porque as partículas de poeira do tamanho de sub-micrômetro têm camadas de nitrogênio e monóxido de carbono congelados que podem bloquear a luz nos comprimentos visíveis da onda.

7 - Proximidade

A nebulosa mais próxima da Terra é a nebulosa Orion, que está a uma distância de 1300 anos-luz de nós. E as nebulosas que estão fora da Via Láctea são chamadas de nebulosas extra-galácticas.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+