7 coisas que comprovam o quanto os brasileiros são feitos de idiota

POR Júlia Marreto    EM Curiosidades      08/11/16 às 16h01

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que qualquer coisa em outro país é mais barato que no Brasil? Pois bem, praticamente todo mundo sabe que os produtos e serviços no Brasil estão entre os mais caros do mundo. De acordo com o portal G1, o Brasil ficou em último lugar no ranking de retorno de impostos (2015) à população, pelo 5º ano consecutivo, sendo que está entre os 10 países com maiores cargas tributárias.

Esse ranking onsidera a arrecadação de tributos do país em todas as esferas (federal, estadual e municipal), em relação aoo PIB (produto Interno Bruto) de 2013 e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse é o chamado Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES), que teve como primeiros colocados, respectivamente, Austrália, Coreia do Sul e Estados Unidos.

Na edição que antecedeu a essa, os primeiro colocados foram respectivamente Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul. João Eloi Olenike, presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), destacou que: "Mesmo com os sucessivos recordes de arrecadação tributária,- marca que, em 2015, já chegou aos R$ 800 bilhões de tributos-, o Brasil continua oferecendo péssimo retorno aos contribuintes, no que se refere à qualidade do ensino, atendimento de saúde pública, segurança, saneamento básico, entre outros serviços.

E o pior, fica atrás de outros países da América do Sul". Além disso, o estudo também mostra que, apesar de alguns países terem as cargas tributárias muito parecidas com a do Brasil (35,04%, em 2013), eles estão muito à frente no quesito retorno benéfico à população, fazendo com que países como Islândia (35,50%), Alemanha (36,70%) e Noruega (40,80%), ficassem respectivamente nas 14ª, 15ª e 18ª posições. Enquanto isso, o Brasil ficou em 30º lugar.

Como do ano passado para cá, nada mudou, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos decidimos selecionar uma listinha com 7 coisas que comprovam o quanto os brasileiros são feitos de idiota. Confira:

1 - Este carro custa 13 salários mínimos nos EUA, enquanto no Brasil equivalem ao valor de 71 salários mínimos.

01

Esse é o Ford Focus S, que nos Estados Unidos você pode comprar com 13 salários mínimos locais (por volta de 51 mil reais), enquanto no Brasil seria preciso 71 salários mínimos locais (algo próximo aos 65,1 mil reais).

2 - No Brasil, também temos a 2ª internet mais cara do mundo.

02

Para pagar uma internet de 1Mbps no Brasil, precisamos trabalhar em média 5,01 horas por mês. No Japão, país com a internet mais barata do mundo, é preciso trabalhar 0,015 horas por mês, para obter o mesmo pacote de serviços.

3 - E a 3ª tarifa de energia mais cara do planeta.

03

Só de impostos são computados 45% do valor da conta de luz. Isso porque temos uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo.

4 - Temos os minutos mais caros em 4º lugar no mundo.

04

Nos estados Unidos existem 84 operadoras de telefonia móvel, enquanto no Brasil temos 7. Aqui, o preço médio é de US$0,53, de acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), ficando atrás apenas da Grécia, Suíça e França.

5 - Além dos consoles mais caros do mundo.

05

Quando se trata de eletrônicos todo mundo sabe que no Brasil é tudo extremamente caro. Um aparelho chega facilmente aos 4 mil reais, sendo que 60% desse valor são de taxas e impostos.

6 - O ingresso de cinema também ocupa o 4º lugar de mais caro.

06

Ou seja, além de todos esses fatores se você quiser dar uma relaxada, saiba que vai estar pagando pelo 4° cinema mais caro do mundo. O mais barato dica-se de passagem é o de Singapura.

7 - Sem contar os celulares, principalmente o iPhone.

07

Assim como os consoles, o iPhone é, provavelmente, o produto mais caro do país, em quesito taxas. Um iPhone 7S, chega a pouco mais de 7 mil reais. Acredite ou não, compensa muito mais você ir para os EUA, ficar por 2 dias, comprar o aparelho e voltar para o Brasil (e ainda irá sobrar um troquinho).

Vocês já se preocuparam em olhar nas notas fiscais quanto custa os impostos e taxas sobre o produto que está comprando? Faça o teste, durante uma semana. Olhe todos os comprovantes, faça as contas de quanto você "dá" para o governo. Só não pode entrar em desespero. Por que é muito dinheiro. Então pessoal, gostaram da matéria? Encontraram algum erro? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: juliamarreto

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+