Entre os animes shonen de maior sucesso, Naruto desfila na lista desde sua estreia. A série teve resultado positivo quase que imediato ao mostrar as aventuras do personagem-título para se tornar o maior ninja de sua aldeia. A princípio, os principais protagonistas eram todos crianças e assim permaneceram por nove temporadas e centenas de episódios. Com a chegada de Naruto Shippuden, os fãs testemunharam o começo da puberdade de cada um deles. Foram mais aventuras, lutas, fillers, desafios, fillers, situações complicadas, outros fillers e mais algumas centenas de episódios. Quando a história chegou ao fim, os fãs nem tiveram tempo para sentir saudade porque Boruto: Naruto Next Generation já estava pronto.

Assim como o título sugere, o novo anime é voltado para as ações dos filhos e filhas dos personagens originais. Muitos dos antigos fãs da primeira série continuam a acompanhar as histórias mais recentes por causa disso, apesar de alguns terem desistido pelo caminho. Boruto é uma boa continuação do universo iniciado há tantos anos e só melhora com o tempo. Mesmo assim, existem certos pontos na história que não fazem lá muito sentido. A seguir, separamos alguns deles para comentar.

1 – As marcas no rosto de Boruto e Himawari

Naruto possui características físicas bem particulares, sendo uma delas os três risquinhos em cada lado de sua face. Eles foram colocados ali para representar a raposa selada em seu corpo. Ou seja, não é algo genético. Portanto, não faz muito sentido que seus dois filhos também as tenham. Ao menos por enquanto, não há indícios de que Boruto e Himawari tenham algum resquício de Kurama preso ao corpo.

2 – A ausência de Naruto

Publicidade
continue a leitura

Minato Namikaze sacrificou sua vida – e de certa forma a de seu filho – para salvar sua aldeia. Naruto era um bebê e, por isso, cresceu sem pai. Uma ausência bastante sentida por ele em boa parte de sua vida. Inspirado por sua memória (mesmo sem saber de sua relação paterna), ele almejava se tornar um grande Hokage, algo que o motivou a seguir em frente. Já adulto, todos esperavam um comportamento diferente de Naruto com sua família. Ele realizou seu sonho e se transformou no maior líder da Aldeia da Folha, ao preço de permanecer ausente para seus filhos e esposa. O que nos leva ao próximo problema.

3 – A utilização dos clones por Naruto

Quando criança, a técnica mais dominada por Naruto era a dos clones. Em diversos momentos eles foram de grande ajuda, mas com o tempo ficaram, digamos, ultrapassados. Quando adulto, o personagem passou a utilizá-los de outra forma e da pior maneira possível. Por causa de seu trabalho como Hokage, Naruto se mantém constantemente ocupado. Porém, ao invés de usar os clones para fazer o trabalho burocrático e passar mais tempo com a família, ele inverte as coisas. Para o aniversário de Himawari, Naruto envia um deles no seu lugar e continua trabalhando. Claro, ele foi descoberto e provocou tristeza e raiva em todos.

4 – A manifestação do 'Byakugan' em Boruto

Publicidade
continue a leitura

O Byakugan é uma técnica ocular que ocorre apenas nas pessoas do Clã Hyuga. Quando Boruto começa a manifestar sinais semelhantes, Hinata o manda para seu pai para certificar suas habilidades. O problema é que Hinata, agora, é a líder do clã e possui o Byakugan desde muito criança. Ou seja, mais do que ninguém ela sabe como ele se manifesta. Sendo assim, por que ela mesma não faz os testes de habilidade com Boruto? Qual a necessidade de enviar o filho ao seu pai sendo que ela, teoricamente, também é autoridade no assunto?

5 – Hinata não usa nenhuma de suas habilidades

No começo da história de Naruto, Hinata foi apresentada como uma menina introvertida e tímida, que foi jogada no meio shinobi contra sua vontade. Ela também não demonstrava ser tão forte e precisou ser salva algumas vezes. Contudo, muita coisa mudou em Shippuden. O retorno dos personagens, agora na adolescência, mostrou o quanto todos eles evoluíram, inclusive Hinata. Ela se tornou uma ótima rastreadora e aprimorou tanto suas habilidades que passou a criar os próprios jutsus. Anos mais tarde, já adultos, a maioria de seus amigos possuem trabalhos que valorizam suas habilidades ninja. Sakura e Ino trabalham na clínica local; Temari continua com as missões shinobi e Shikamaru se tornou conselheiro. Hinata, porém, foi esquecida pelos roteiristas para virar uma dona de casa.

Publicidade
continue a leitura

6 – O avanço tecnológico

De fato, a tecnologia tem conseguido progredir a passos impressionantes. Basta pensar que o iPhone tem apenas dez anos. No entanto, desde o começo ela não foi um elemento muito usado na história. Por algum tempo, muitos fãs chegaram a duvidar que aparelhagens tecnológicas existiam no mundo do anime. Até mesmo a existência de carros chegou a ser questionada. Então, é apenas natural o espanto do público ao ver o tanto de dispositivos tecnológicos apresentados em Boruto. Dessa vez, temos até um dispositivo que substitui algumas habilidades shinobi.

7 – Os privilégios de Boruto

Como filho do Hokage, Boruto tinha a obrigação de, ao menos, tentar fazer as coisas certas, mesmo tendo problemas sérios com o pai. Ele ainda é uma criança e, por isso, será tentado diversas vezes. O problema está nos adultos que ocupam cargos governamentais importantes e permitem que o garoto faça o que bem entender. Naruto ainda tentar controlar o filho, impedindo seu acesso a certas missões e informações. Entretanto, ele não tem a ajuda de colegas nessa parte.

Publicado em: 11/07/18 17h37