9 imagens surpreendentes descobertas debaixo de pinturas famosas
Tempo de leitura:3 Minutos, 18 Segundos

9 imagens surpreendentes descobertas debaixo de pinturas famosas

A arte inspira o mundo através dos tempos e se manifesta através de recursos diversos. A música e as artes plásticas foram os principais meios através dos quais os primeiros artistas se expressaram. Hoje te apresentaremos pinturas famosas que escondem outras obras por baixo de seus traços.

Na verdade, algumas escondem esboços de obras, mas outras foram totalmente modificadas por questões relativas a perseguição e censura. Até mesmo a Mona Lisa, obra mais famosa de da Vinci é especulada até hoje em busca de informações que possam levar a detalhes sobre sua composição.

E os cientistas conseguiram revelar o processo criativo de da Vinci através do monitoramento da obra com recursos tecnológicos. Não se sabe ao certo se a modelo é mesmo Lisa del Gioconda, mas os curadores da obra nem querem falar sobre esse assunto.

Confira 9 imagens surpreendentes reveladas sob alguns dos quadros mais famosos da história da arte.

1- Os serradores de madeira – Jean-François Millet

sawyers - Millet

Usando reflectografia infravermelho, os responsáveis pela conservação de obras de arte identificaram uma cabeça acima de um dos serradores de Jean- François Millet. Com outras avaliações e digitalização completa, descobriram que era a figura da famosa estátua francesa La Republique.

2- Mona Lisa – Leonardo da Vinci

A obra mais famosa de da Vinci se encontra no museu do Louvre, em Paris. A Mona Lisa tem sido objeto de estudos ao longo de anos que acreditam que a modelo era Lisa del Goconda, esposa de um mercador florentino. Mas outros estoriadores de arte estão convencidos de que as imagens escondidas no quadro revelam apenas o processo criativo de da Vinci, até a forma final do quadro.

3- Mulher na janela – Palma Vecchio

2-woman-at-a-window

Este quadro foi totalmente alterado para se adaptar às normas morais e sexuais da época em que foi concebido. Pesquisadores descobriram uma imagem totalmente diferente do “original” quadro em preto e branco. Uma mulher loira, com queixo proeminente e seios fartos. Provavelmente uma prostituta.

4- Vista de Scheveningen Sands – Hendrick van Anthonissen

Anthonissen concebeu a pintura em 1641. O estudante de restauração e conservação encarregado de retirar o amarelado da obra descobriu uma baleia encalhada na obra. Analises posteriores mostraram que a tinta usada para esconder a baleia foi aplicada no século 18 ou 19.

5- Madame X – John Singer Sargent

Madame X, de John Singer Sargent, foi alterada porque o autor temeu pela integridade da obra. A modelo foi Madame Pierre Gautreau, de Nova Orleans. No quadro original, Gautreau usava um vestido preto com uma das alças caídas, bem insinuante. Sargent decidiu alterar a pintura com medo de que a obra fosse destruída pela família de Gautrau por ser provocante demais.

6- Pedaço de grama – Vincent Van Gogh

van gogh

Cientistas da Holanda e da Bélgica revelaram um retrato esquecido atrás da pintura. Um retrato inteiramente feito em marrons e vermelhos por trás dos azuis e verdes usados por Van Gogh em 1887. O retrato é de uma mulher desconhecida, provavelmente uma camponesa.

7- Mulher se maquiando – George Seurat

moça se maquiando

Um dos elementos que compõe a pintura conhecida de Seurat, é um espelho que reflete um vaso de flores sobre a mesa da moça que se maquia. A moça era Madeleine Knobloch e, atrás do espelho, encontra-se um auto retrato do próprio Seurat.

8- Isabella de Medici – Alessandro Allori

5-Isabella-de-Cosimo-I-de-Medici

Conservadores do museu Carnige, em Pittsburgh, encontraram a verdadeira face de Isabella de Medici, que parece ter passado por uma reforma plástica no século 19. O retrato original foi coberto por uma Isabella bem mais jovem e bonita.

9- Don Ramon Satue – Francisco de Goya

6-portrait-of-don-ramon-satue

Durante a digitalização do retrato de Don Ramon Satue, feito por Francisco de Goya, foi encontrado um outro desenho sob a pintura. Um retrato inacabado de um homem em um uniforme formal.

Conhece casos de obras que escondiam outras obras? Compartilhe pelos comentários!