• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você não sabia sobre o terrível Xerxes

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      22/08/18 às 15h40

"Império ácido", esse foi o nome dado ao maior dos impérios persas de toda a história. O quinto dos seus governantes, Xerxes, o Grande, talvez tenha sido o mais memorável e importante de todos. Muitas pessoas conhecem sua história por causa do filme "300", o vendo como uma real encarnação do mal. Ele é visto como um dos maiores homens de todos os tempos, mas muitos não conhecem sua história mais a fundo. Filho de Dario I, o Grande, e Atosa, filha de Ciro II, ele nasceu em 519 a.C. Como uma grande figura história, Xerxes chama a atenção de diversas pessoas, e foi isso que nos motivou a trazer essa lista sobre.

Pensando um pouco mais na curiosidade dos nossos leitores, a redação a Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas coisas que você não sabia sobre o terrível Xerxes, o homem que derrotou Leonidas e os 300. Se você souber de mais alguma coisa sobre ele que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e nas redes sociais. Agora, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se com tudo isso.

1 - Disputa pelo trono

Antes de seu pai, Dario, o Grande morrer, ele o nomeou como sucessor do trono. No entanto, após isso acontecer, Xerxes teve que disputar o poder com seu irmão mais velho, filho de outra mulher. O argumento de que o trono deveria passar para o primeiro filho foi questionado e então ele conseguiu sentar-se no trono e governar.

2 - Subida ao trono

O rei Xerxes subiu ao trono entre outubro e dezembro de 486 a.C, quando tinha aproximadamente 36 anos de idade. Ele interferiu em várias revoltas em seu grande império durante o seu reinado, especialmente no Egito e na Babilônia.

3 - Rei Assuero

Os eruditos acreditam que ele era o Rei Assuero, figura que aparece no livro de Ester e com quem ela se casa, assim dando origem à história bíblica.

4 - Segunda Guerra Médica

O rei Xerxes empreendeu o que conhecemos como Segunda Guerra Médica contra Atenas e Esparta, cidades cujos exércitos derrubaram seu pai, Dario, na Primeira Guerra Médica. Ele havia alinhado algumas cidades gregas que tinham Atenas e Esparta como inimigas.

5 - Batalha das Termópilas

Essa é uma das histórias mais famosas envolvendo o nome do imperador. O Termópilas é um desfiladeiro que os espartanos defenderam para impedir que os persas avançassem. Enquanto isso, os atenienses lutavam na batalha de Artemisio pelo mar. Xerxes perdeu muitos homens na passagem estreita, mas ainda assim conseguiu vencer Leônidas e os 300 espartanos, 400 tebanos e 700 teses que ficaram até o fim. O exército ateniense retirou-se para Salamina ao saber da derrota em Termópilas.

6 - Derrota

Xerxes finalmente foi derrotado pela aliança entre Atenas e Esparta graças a um engano do comandante das tropas aliadas Temístocles. Um falso escravo foi enviado com uma mensagem de que estava fugindo dos gregos. Isso causou um grande alvoroço e a perda dos soldados em uma batalha que resultou na perda total de controle no mar Egeu.

7 - Assassinato de Xerxes

O imperador foi assassinado no dia 4 de agosto de 465 a.C. pelo chefe do Artabano e guarda real. A morte de Xerxes foi um grande marco na História e símbolo de vitória para o povo da época. O guarda que o assassinou era o mais poderoso da corte imperial e buscava separar os Arquênios do poder para ser coroado rei junto com seus sete filhos.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+