História

7 contos sobre Cristovão Colombo que pouca gente conhece

0
7 contos sobre Cristovão Colombo que pouca gente conhece

Todo mundo conhece quem foi Cristovão Colombo, certo? De maneira resumida, Colombo foi o primeiro navegador e europeu a chegar até o continente americano. Se lembra agora? Isso aconteceu em 1492 e este evento se tornou parte da nossa história. Por isso, estudamos sobre a vida de Cristovão Colombo na escola e nos livros de história. No entanto, ainda há muito que não sabemos de sua vida. Pensando nisso, separamos 7 contos sobre Cristovão Colombo que pouca gente conhece.

Podemos afirmar que Cristovão Colombo não “descobriu” o novo mundo. Isso porque, não havia nada para ser descoberto, uma vez que a terra já tinha dono. De toda forma, existem outros mitos e novas histórias que podem nos fazer entender melhor a história daquele que se encontrou com o Novo Mundo, como ele chamou a América.

1 – O mistério da luz verde brilhante

7 contos sobre Cristovão Colombo que pouca gente conhece

Em 11 de outubro de 1492, Colombo escreveu que teria visto algo estranho quando ele se encontrava no convés de Santa Maria. Segundo ele, havia uma luz verde e brilhante que parecia estar se movendo. Alguns séculos depois, naturalistas sugeriram que poderia se tratar de vermes luminosos. Porém, não há nada além do diário de Colombo que sirva como parâmetro de comparação para o que foi visto.

2 – Muitos pesquisadores afirmam que ele era judeu

De acordo com alguns historiadores, Cristovão Colombo era secretamente judeu. Além disso, o navegador também não era italiano. Pistas, que afirmaram isso, se deram por meio de detalhes em cartas e práticas incomuns de Colombo. Assim, entre principais motivos para a busca do Novo Mundo existia a possibilidade de criar uma nova pátria judaica. Entretanto, nada disso foi confirmado.

3 – Ele criou o primeiro imposto da América

Em 1495, Cristovão Colombo criou a primeira instância de tributação do Novo Mundo. Essa tributação era voltada para o povo indígena Taino. Dessa forma, todos os homens com mais de 14 anos deveriam pagar o imposto a cada três meses. Essa dívida era paga com ouro, algodão ou trabalho manual.

4 – Colombo levou diversas doenças para a Europa

7 contos sobre Cristovão Colombo que pouca gente conhece

Todos sabemos como as populações nativas da América sofreram e morreram com as doenças trazidas pelos europeus. No entanto, pouco se fala das doenças que Cristovão Colombo e outros europeus levaram de volta para a Europa. Entre as principais doenças, estão a sífilis e a lepra, que logo atingiram grande parte da Europa.

5 – Como era a aparência de Cristovão Colombo?

Para além dos retratos, a melhor descrição de Cristovão Colombo vem de seu filho, Fernando. Em escritos, Fernando descreve Colombo como “um homem vigoroso, de alta estatura, com barba e cabelos loiros, pele clara e olhos azuis”. Sendo assim, a descrição se difere de muitos retratos do navegador. Isso porque, pesquisadores acreditam que os retratos os deixaram muito mais bonito do que ele realmente era.

6 – Ele foi um dos responsáveis por uma das doenças que mais atingiu os nativos

Na primeira cidade espanhola nas Américas, La Isabela, os nativos sofreram ao terem de lidar com doenças como varíola, tuberculose e gripe. No entanto, o escorbuto foi um dos maiores problemas que vieram com os nativos.

7 – Onde estão os navios de Cristovão Colombo?

Em dezembro de 1492, o Santa Maria, navio de Cristovão Colombo naufragou próximo à costa do Haiti. Mas, com os restos do navio foi possível construir o forte de Villa De La Navidad. Depois disso, Colombo seguiu para uma nova viagem e, nem o forte, nem o navio foram encontrados. Só sabemos do mistério que ronda o fato.

Monolito recém-descoberto desapareceu misteriosamente e intriga as autoridades dos EUA

Matéria anterior

Isso é o que se sabe a respeito da mini-lua da Terra que foi detectada

Próxima matéria

Mais em História

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.