• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 dicas psicológicas que na verdade não funcionam

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      14/03/19 às 16h10

Todos nós sabemos que a psicologia é capaz de várias coisas. Aliás, é por conta disso que todos nós compartilhamos frequentemente dicas sobre comportamento e também sobre o poder da mente. Com certeza, você já deve ter visto muito disso nas redes sociais, na internet de forma geral e até mesmo com seus amigos. Todos nós temos algo a dizer sobre o assunto. O ditado diz que de médico e louco todos tem um pouco, mas também deveria incluir que de "psicólogos" todos tem um pouco, já que sempre estamos nos intrometendo no assunto.

Acontece que as dicas dessa psicologia popular não são baseadas em estudos e dados científicos. É por isso que grande parte delas não funciona. Nós vamos te mostrar algumas dessas dicas furadas para que você não cometa mais o erro de divulgá-las.

1 - Acredite em você e tudo vai dar certo

Essa frase é bonita, é maravilhosa e pode até ter alguma verdade. Acontece que algumas pessoas simplesmente dizem isso para si mesmas, que confiam em si e continuam imóveis esperando por um milagre divino. Sentimos em informar, mas isso não vai acontecer. É importante que você saiba no que é bom, que confie no seu potencial, mas também é importante que você corra atrás e crie suas próprias oportunidades.

2 - Torne-se a pessoa ideal

Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre as regras básicas para ser a "esposa ideal" ou "o filho ideal" e até o "marido ideal". Acontece que por mais que tentem padronizar um ser perfeito e tudo o que ele deve fazer, esse ser simplesmente não existe e não é possível na vida real. No entanto, as pessoas que não sabem disso, passam boa parte de suas vidas correndo atrás de algo impossível de alcançar. Por isso, ao invés de buscar algo impossível, busque apenas ser a melhor versão de si próprio.

3 - Pense positivo

O pensamento positivo é algo tão pregado que existe até uma psicologia que difunde que as pessoas devem sempre buscar o lado positivo das coisas, por piores que elas pareçam ser. No entanto, acontece que algumas pessoas se esquecem de agir e apenas pensam. Isso faz com que elas permaneçam estagnadas no mesmo local. Sem colher nenhum fruto de toda positividade. Outra coisa que acontece muito, é que as pessoas simplesmente negam as outras emoções como raiva e tristeza. Assim, acontece que essa negação pode causar danos terríveis e até levar a depressão.

4 - Se você não pode mudar a situação, mude sua atitude em relação a isso

Quando estamos diante de um problema, às vezes ouvimos essa frase. Acontece que como mudarmos nossa atitude em relação ao problema, nem sempre o resolve. Apenas negamos os sentimentos ruins que ele no traz e seguimos em frente. Acontece que não é porque ignoramos esses sentimentos que eles vão embora. Acumulá-los pode no futuro causar um surto de raiva, depressão ou até alguma doença. Por isso, se está enfrentando uma situação ruim, faça de tudo para resolvê-la e não tente fugir de suas emoções.

5 - Saia da sua zona de conforto

Sair da zona de conforto é uma das dicas mais batidas. A zona de conforto é onde nos sentimos livres e confortáveis, também é um ambiente em que sentimos menos estresse. Acontece que sempre que saímos da nossa zona de conforto, apesar do avanço e das novas possibilidades, logo estaremos de volta a uma nova zona de conforto. E vai parecer que nunca estamos evoluindo. O correto é estar sempre em busca de algo novo, de uma nova rotina, sem necessariamente causar mudanças drásticas frequentemente.

6 - Sempre tem alguém pior

Desde a infância estamos acostumados a ouvir isso dos mais velhos. Sempre indicando que existem pessoas em situações piores que a nossa. Os amigos também falam coisas semelhantes quando estamos em uma situação ruim. Acontece que isso só gera o sentimento de culpa, depreciação e também faz as pessoas suprimirem suas emoções. Não devemos ficar felizes porque alguém está pior que nós e muito menos nos responsabilizar pelos outros.

7 - Seja você mesmo

Por que essa frase é problemática e não ajuda em nada? Porque é muito ampla e ambígua! Aliás, algumas pessoas nem sequer sabem quem são. Quando ouvem algo assim, não entendem se devem continuar a agir como estão agindo ou se devem mudar algo. Isso só faz causar mais dúvidas e incertezas.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+