História

7 documentários mais assustadores que a própria ficção

0

Documentários são filmes não-ficcionais informativos e didáticos que narram a história de alguma pessoa, animal, ou acontecimentos históricos, públicos e culturais com o intuito de documentar. O longa pode ser considerado como o gênero do cinema que mais se aproxima do jornalismo eletrônico.

Pensando na importância do documentário, nós da Fatos Desconhecidos decidimos separar 7 filmes que são mais assustadores do que a própria ficção. Isso porque narram histórias de assassinatos brutais, suicídios e revelam algumas coisas que, até então, eram consideradas mistérios. Não tem como você ler sobre esses documentários e não se aterrorizar.

1 – O Jinx (2015)

O documentário investiga o desaparecimento da esposa de Durst, Kathie, em 1982, o assassinato, em estilo de execução, da escritora Susan Berman, em 2000, e a morte e desmembramento do vizinho de Durst, Morris Black, em Galveston, Texas, em 2001. Robert Durst, herdeiro de uma das mais antigas empresas imobiliárias da cidade de Nova York é o principal suspeito do documentário que possui seis episódios. Porém, o que deixa o longa super assustador é a forma como Bob Durst narra as mortes em sua família de forma fria, bom humor e calmo.

Veja um pouco da história abaixo:

2 – Querido Zachary: Um Caso Chocante (2008)

O filme foi produzido pelo cineasta Kurt Kuenne para que o filho de Andrew Bagby, um médico morto a tiros pela ex-namorada – Shirley Turner, que estava grávida de seu filho – conhecesse o pai. Ao longo do documentário os pais de Andrew lutam pela custódia do neto e pela condenação da assassina do filho. A história por trás do longa é de dar calafrios. Isso porque mostra o que Turner fez após o crime e também imagens do relacionamento do casal.

Assista cenas do filme:

3 – O Paraíso Perdido: Assassinatos de Crianças em Robin Hood Hill (1996)

A morte de três crianças em Robin Hood Hill são narradas nesse filme. Mas o que faz esse documentário se tornar arrepiante e assustador são as imagens onde mostram as crianças sendo mutiladas e os álibis dados pelos três acusados, os adolescentes Damien Echols, Jessie Misskelley e Jason Baldwin. Isso porque a Justiça não consegue encontrar provas sólidas contra eles, que são acusados de satanismo. O documentário chegou a ganhar o Emmy e você pode conferir um pouco dele abaixo:

4 – Garoto Interrompido (2009)

Para esse documentário estar na nossa lista significa que nele possui algo de muito tenebroso, e de fato é. O longa narra a história do filho de Dana Perry, Evan. Ele é obrigado a fazer terapias após a sua mãe perceber que Evan tinha uma preocupação fora do normal com a morte.

Aos cinco anos, o filho de Dana foi a terapeuta que, junto com o cineasta Hart, começaram a registrar o comportamento do garoto cada vez mais estranho. Ele cresceu, se tornou depressivo e bipolar, e todas suas ações foram registradas em um documentário, até que em 2005, aos 15 anos, Evan cometeu suicídio.

Como forma de homenagear o filho, Perry fez o documentário para alertar que o trastorno bipolar provoca a morte de 17% das pessoas, e eles não puderam fazer muita coisa. O documentário está disponível abaixo:

5 – Blackfish (2013)

Blackfish narra a história de Tilikum, uma baleia assassina, que matou várias pessoas quando estava em cativeiro, sendo que uma delas foi um treinador do SeaWorld. Inicialmente o animal é visto como vilão, porém, no decorrer do documentário acaba se tornando vítima. Isso porque imagens acabam revelando o terrível tratamento em que os animais recebiam.

Cenas do documentário estão disponíveis abaixo:

6 – O homem urso (2005)

O documentário fala sobre a vida e a morte do ator Timothy Treadwell. Ele morava no Alasca, mas um dia decidiu largar tudo e viver em uma região onde os ursos são comuns. Timothy filmava todos os bichos que passavam por ele e interagiam com os animais diariamente. Porém, o ator e sua namorada, Amie Huguenard, acabaram mortos após serem atacados por um urso.

O diretor alemão Werner Herzog reuniu todas as imagens feitas por Timothy e fez um documentário que mostrava o ataque que o casal sofreu poupando apenas o áudio. O que ninguém esperava é que o urso mostrado nas imagens é o mesmo que o ator e sua namorada apareciam acariciando. Assista ao documentário abaixo:

7 – A ponte (2006)

O documentário conta a história por trás da majestosa ponte Golden Gate, um dos destinos turísticos mais populares de São Francisco (EUA). No entanto, o que poucas pessoas sabem é que o local é um dos lugares que mais recebem pessoas depressivas, viciados ou doentes mentais, que pulam para a morte nas águas da baía.

As imagens do filme foram feitas pelo cineasta Eric Steel. Ele ficava centenas de horas no local e conseguiu capturar cerca de 12 pessoas suicidando no lugar, e isso deixa o documentário super assustador.

Veja um pouco das imagens terríveis do documentário:

https://youtu.be/Zwl-Pa_QT0M

Após ler essas notícias super assustadoras, o que você achou desses documentários? Vai ter coragem de assisti-los? Deixe a sua opinião abaixo.

Você pode acertar o nome de todos esses personagens de Glee? [Quiz]

Matéria anterior

11 ilustrações que revelam como é a vida de uma pessoa introvertida

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos