Muitos não sabem, mas não se pode sair falando o qualquer coisa em uma peça publicitária, seja ela sendo veiculada na internet, tv ou mídia impressa. Em todo o mundo temos órgãos regularizadores de propaganda. No Brasil temos o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), e é justamente ele que pode banir diversos tipos de propagandas feitas por todo o Brasil.
Temos propagandas racistas, sexistas e preconceituosas, que muitas vezes nem percebem que estão passando tal mensagem. Isso acaba se tornando um grande problema e cabe a agência que produziu a peça publicitária arcar com todos os problemas. As vezes foram feitos investimentos milionários em alguma campanha e ela pode ser totalmente perdida. O Ultra Curioso separou 7 propagandas que cometeram erros grotescos e que quase ninguém percebeu:
1-Veloster brincando com a morte
Quando o Veloster foi lançado, a única coisa que se falava era do novo carro de apenas três portas. Ele veio com um conceito inovador e bastante corajoso, o público poderia muito bem rejeitar esse produto que é diferente da grande maioria. Junto come ele, vieram várias propagandas super criativas e humoradas. Uma delas foi banida em toda a Europa pelo simples fato de brincar com a morte. Ela pode ser um pouco pesada para alguns e para outros é apenas mais um peça publicitária bem humorada.
2-Courofino e a sensualização infantil
Poucas pessoas ouviram falar desta marca elo simples fato dela ser regional. A marca de sapatos do Ceará fez uma propaganda utilizando crianças agindo como adultas para o Dia das Mães. O grande problema é que elas estão apenas de calcinha, e em algumas peças, estão fazendo “poses sensuais”. O CONAR recebeu várias denúncias e a propaganda foi acusada de erotização da criança.
3-Devassa e a mulher negra
As propagandas de cerveja são muito famosa por serem banidas pelo CONAR. Uma delas é da marca de cerveja Devassa, onde a seguinte frase estava escrita “É pelo corpo que você conhece a verdadeira negra”, para vender uma cerveja escura. Logicamente nem o público feminino nem os afrodescendente se sentiram felizes com tal desrespeito a imagem da mulher negra. Ela foi banida de todos os lugares.
4-Deixe o não em casa
Uma das propagandas da Skol foi interpretada por algumas mulheres como bastante ofensiva. Elas diziam “esqueci o não em casa”, e isso foi interpretado por essas mulheres como algo muito ofensivo. A marca tentou se explicar mas teve que tirar as propagandas de circulação.
5-Vem verão
https://www.youtube.com/watch?v=Keyjfyr_0Oc
A Itaipava fez uma série de propagandas acusadas de sexismo por colocar exagerar na sensualização da mulher. Nelas, uma mulher muito bonita que tem o apelido de “Verão” vai e vem pelo bar fazendo uma piada com a estação verão.
6-Mulher ou empregada?
Esta marca resolveu comemorar o Dia Internacional da Mulher de um jeito bastante preconceituoso. Ela mostra uma maquina de lavar e diz que a mulher deveria ter uma dessas maquinas para ter mais tempo. Com isso ela associa a imagem de que a mulher é apenas uma pessoa que fica em casa cuidando da casa.
7-Pepsi
https://www.youtube.com/watch?v=fqLyQmAnris
A nova propaganda da marca de refrigerante Pepsi deu o que falar. Eles voltam com os limões falantes depois de mais de 10 anos, com várias piadas super engraçadas. Ela não ofende nenhuma minoria mas traz um pensamento bastante interessante: o mundo “tá” chato. Os limões dizem isso pois atualmente tudo na internet é motivo para processo ou “textão” na internet. Eles põe em alta o famoso termo “coitadismo” e toda a internet quis falar sobre isso. Existem muitas pessoas contra a propaganda dizendo que ela ínsita o preconceito e outras pessoas concordam que realmente o mundo está chato. O próprio CONAR já abriu um processo para analisar está propaganda.
O que achou dessas propagandas? Qual delas você acha que mais passou dos limites? E sobre essa nova propagandas da Pepsi, o que você tem a dizer sobre o assunto? Conta pra gente nos comentários.
Comentários