Comentários e trocadilhos de gosto duvidoso, a imagem de mulheres quase nuas, a reafirmação de esteriótipos são fatores que estão quase sempre presentes na publicidade de um produto que é paixão nacional: a cerveja. É extremamente difícil ver uma propaganda da bebida que não vire assunto na rede pelo seu conteúdo controverso ou até preconceituoso.
Por muito tempo as empresas de cerveja realizavam suas propagandas da forma como queriam, porém o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) vem coibindo ações e a veiculação de materiais com teor abusivo ou que causem constrangimento ao público e empresas.
Confira a seguir algumas das propagandas que geraram uma verdadeira confusão pelo conteúdo que levanta questões, no mínimo, controversas:
1 – A mulher negra na visão devassa
A propaganda da Devassa recebeu diversas críticas ao comparar o esteriótipo de mulher negra brasileira “ideal” com a Devassa Negra, produto presente no catálogo da cervejaria.
2 – O silicone da “Verão”
Na propaganda da Itaipava, a Verão tem o tamanho dos seios comparado aos da lata e da garrafa da marca. A propaganda foi advertida pelo CONAR por ser considerada com conteúdo muito sexual.
3 – O bebedouro redondo
No material veiculado pela Skol, o slogan”Com Skol, tudo fica redondo” foi acusado de ser machista e mais uma vez o CONAR recebeu denúncias.
4- O sutiã de fácil tiragem
De acordo com a Skol, se eles inventassem o sutiã, o modo para tirá-lo seria diferente.
5 – Uma mulher 100% (?)
Na propaganda da Itaipava, a mulher 100% é constituída por 20% casa, 30% comida e 50% roupa lavada. O conteúdo do material foi extremamente criticado por feministas, mas na verdade nem é necessário participar de algum grupo social para questionar o bom gosto da publicidade.
6 – O lado devasso que todo mundo tem
Na lista que mostra propagandas de cerveja polêmicas não poderia faltar o lado devasso da Sandy, que a marca garante que todo mundo tem, inclusive a pop star que sempre teve a carreira marcada pelo comportamento reservado.
E vocês acham que as propagandas realmente tem gosto questionável ou que as pessoas não deveriam levar uma propaganda tão a sério assim?