7 fatores que podem fazer seu computador simplesmente explodir

POR Eduardo Coelho    EM Ciência e Tecnologia      23/07/15 às 18h47

Muitos de nós, possuímos uma verdadeira afeição, aos nossos apetrechos relacionados à tecnologia. Eu confesso que endosso esse grupo de pessoas, afinal, trato meu celular como um amigão, afinal posso contar com ele pra tudo, mais do que com muita gente!

Mas isso é bem pessoal, né? Até pra adquirir o amor que muitos tem por seus smartphones, tiveram que trilhar toda uma caminhada digital relacionada à tecnologia, para chegar aos moldes atuais. Se você passou pela fase dos Windows 95 e 99, você me entende!

Mas falando dos computadores mesmo, muitas das vezes, eles são a nossa porta de entrada para o manuseio de produtos tecnológicos e informáticos. Mas já pensou como ocorre uma eventual explosão de algum PC? Já aconteceu isso contigo também?

Sim? tmj, pdc!;  Não? Calma que você está suscetível a isso e nem imagina o risco.

Confiram vocês mesmos abaixo, alguns fatores que podem fazer o seu PC arder em chamas:

1. Fonte de Alimentação

Corsair_860i

É galera! As fontes dos nossos parceiros digitais, são as que mais sofrem explosões, afinal, toda a energia que alimenta a máquina é proveniente dela. Não que exista uma estatística que afirme isso, mas basta dar uma busca no google ou em qualquer site da web especializado nas temáticas de informática que é perceptível que as fontes são as que mais comumente explodem.

2. Falta de potência

e70fecc124d54e27da2c97359143ed2c

A potência do computador, que é medida em watts, é fator determinante na causa das explosões, citadas anteriormente, das fontes. Computadores de baixa potência, são mais propensos a sofrerem explosões de suas fontes.

3. Baixa tensão na linha de 12 V

b34035acbf4716764d2ce092e52c2e17
Mais um fator que eventualmente leva as fontes dos computadores a irem pelos ares é um probleminha relacionado à corrente de 12V. As explosões ocorridas relacionadas a tensão de 12V, são frequentes por problemas relacionadas as placas de vídeo, por elas consumirem mais energia do que os demais componentes que são conectados à corrente.

4. Baixa Eficiência

WfhBT

 

Ainda falando sobre a fonte, quando mais eficiente ela é, menos é a energia que ela consome para entregar um desempenho considerado bom. Quando a fonte não é lá tão eficiente, ela acaba adotando tendencias a transformar essa energia em calor. O que pode também ocasionar explosões, já que os componentes internos do PC sofrem bastante com o superaquecimento.

5. Placa de Vídeo

cross-fire-placa-de-video-ati-hd-4890-xfx-1gb-256-bits-520501-MLB20330720594_062015-F

 

Vamos variar um pouco essa vilania, né? Não são só as fontes que podem vir a gerar explosões no seu querido PC. As placas de vídeo, podem ser causa de explosão do seu computador, mas mesmo a fonte não sendo culpada por nenhum curto circuito ocorrido na placa de vídeo, o resultado exteriorizado da explosão ainda é nela. E eu aqui tentando defender a fonte 

6. Produtos de baixa qualidade (e/ou piratas)

 

m15e82a9.jpg.resized

 

Tudo, tudo mesmo, desde gabinetes com displays de temperaturas até mesmo CDs e DVDs que você coloca para rodar no PC, de procedência 'duvidosa', podem fazer seu computador ter algum curto circuito e gerar uma explosão.

7. Qualquer outro componente

placa-mae-lga-775-gigabyte-msi-vs-ddr2-ide-fsb-533-800-14050-MLB204613057_8850-F

 

Mas calma, sem neuras HAHAHA! Acontece que, qualquer peça componente do vasto sistema que formam os computadores, está suscetível a ter problemas do tipo. Entretanto, é cada vez mais raro, tanto pela evolução dos softwares componentes quanto pela fiscalização constante sob as grandes fabricantes para que a segurança dos consumidores esteja sempre em primeiro lugar.

 

Pois é pessoal!

200 (1)

 

Mais amor aí ao seu 'velho guerreiro' digital

200

 

Se não...

giphy

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+