• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 filmes incríveis que contam a história de grandes cientistas

POR Isabela Ferreira    EM Entretenimento      13/04/18 às 15h44

Assistir a um bom filme é um dos melhores passatempos que podemos ter. Quem é que não gosta de tirar um tempinho apenas para curtir boas obras do tipo? A grande verdade é que eles não servem apenas para nos entreter, mas também podem nos ensinar grandes lições de vida... Principalmente aqueles que são inspirados em histórias reais.

O cinema de Hollywood gosta de dedicar atenção à vida de grandes cientistas que fizeram história em nosso mundo. É possível encontrar diversos filmes que contam suas trajetórias, nos ajudando a entender um pouquinho mais sobre suas lutas e conquistas, e como puderam ajudar o planeta a se transformar em um lugar mais lúcido. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 filmes incríveis que contam a história de grandes cientistas. Confere aí!

1 - Nas montanhas dos Gorilas (1988)

A personagem principal do filme é Dian Fossey, zoóloga e cientista americana, muito conhecida por seu trabalho de conservação com os gorilas que ficam nas Montanhas Virunga, em Ruanda. A partir daí, sua vida foi inteiramente dedicada a preservar esses animais, que corriam sérios riscos de extinção. Seu amor por eles acaba contagiando até mesmo o namorado, que também se envolve nessa luta. A história da cientista se transformou em um belo filme. Acima, você pode conferir o trailer.

2 - A Teoria de Tudo (2014)

Se você já assistiu esse filme, provavelmente percebeu o quão intenso ele é. Conta a história do grande físico teórico Stephen Hawking, que infelizmente nos deixou há pouco tempo. A produção é inspirada em um livro de mesmo nome, que inclusive, foi escrito pela ex-esposa do físico, Jane. Discorre sobre a história do casal, como eles tiveram que aprender a lidar com a doença de Hawking, e claro... Sobre o grandioso trabalho que ele desenvolveu durante boa parte de sua vida.

3 - O Jogo da Imitação (2014)

O filme conta um pouco sobre a vida do matemático Alan Turing, interpretado pelo ator Benedict Cumberbatch. Enquanto era apenas um aluno da Universidade de Cambridge, foi recrutado pela agência de inteligência britânica para ajudar na decodificação de códigos nazistas. Com sua genialidade, ele ajudou os aliados a vencerem a Segunda Guerra Mundial.

4 - Criação (2009)

O filme em questão conta um pouquinho mais sobre a vida de um dos maiores naturalistas de nossa história: Charles Darwin, que é interpretado pelo ator Paul Bettany. Especificamente os acontecimentos giram, principalmente, em torno de quando ele estava prestes a lançar a obra A Origem das Espécies. Devastado pela morte da filha, ele se afunda em uma depressão e passa por dificuldades para finalizar o livro.

5 - Alexandria (2009)

Também conhecido como "Agora", o filme retrata uma dramática mistura entre a ficção e a história real de Hipátia, uma mulher do Egito Antigo (Alexandria) completamente a frente de seu tempo. Era matemática, astrônoma e filosofo. Também é a primeira mulher da história a ser conhecida como matemática. Como se não bastasse, teve a ousadia de lecionar na Academia Neoplatônica, mesmo vivendo em um período e lugar onde o conhecimento era negado às mulheres. O filme sem dúvida, garante bons momentos.

6 - Uma Mente Brilhante (2001)

É possível aprender muito com o filme em questão. Conta a história do matemático John Forbes Nash, que trabalhou na teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais. Logo aos 21 anos já foi reconhecido como um grande gênio, mas pouco tempo depois, também passou por um dos momentos mais difíceis de sua vida, quando começou a apresentar sinais de esquizofrenia. O longa retrata sua caminhada para vencer a doença, até o momento em que ele conquista um Prêmio Nobel.

7 - Estrelas Além do Tempo (2016)

E este é o filme mais recente de nossa lista, mas que retrata um momento histórico ocorrido lá atrás, durante a Guerra Fria. Enquanto a corrida espacial era travada entre Rússia e Estados Unidos, havia uma equipe da NASA formada exclusivamente por mulheres negras, entre elas, estavam Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. O filme mostra como foram importantes para as missões ocorridas naquele período.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem outro filme que conta a história de grandes cientistas? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+